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Como os smart lockers estão revolucionando entregas no e-commerce

*Por  Elton Matos // Você já se viu preocupado com uma importante reunião de trabalho que surgiu de última hora enquanto uma entrega estava prestes a chegar? Ou, por receio do extravio das suas compras, ter que mudar de planos apenas para estar a postos quando o entregador interfonasse? Situações como essa fazem parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros adeptos a comprar nos e-commerces.

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Segundo informações recentes divulgadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), esse mercado teve incremento de 9,7% em 2024 em relação a 2023, totalizando R$ 44,2 bilhões em vendas apenas no primeiro trimestre do ano. A previsão da organização é a de que esse número passe para R$ 205,11 bilhões até dezembro. Diante do aquecimento desse nicho, os armários inteligentes, também conhecidos como smart lockers em inglês, emergem como uma solução inovadora para driblar um dos principais desafios de crescimento do setor.

O last mile, que nada mais é do que a etapa final da entrega, na qual o pacote vai do centro de distribuição ao consumidor, é uma das fases mais complexas e custosas da cadeia logística do comércio eletrônico, muito por conta do trânsito urbano e das falhas nas tentativas de entregas, que costumam acontecer de duas a três vezes durante esse processo. Por sua vez, o armário inteligente otimiza essa dinâmica ao atuar como uma espécie de intermediário, permitindo que os objetos sejam entregues e retirados de forma autônoma tanto em complexos residenciais quanto comerciais.

Em termos de vantagens que a inovação traz para a logística do e-commerce, podemos destacar a redução dos custos operacionais. Em casos de entregas múltiplas, por exemplo, o entregador consegue depositar todas as encomendas em uma única parada, sem precisar depender da presença do cliente, e, evitando assim, ter que retornar àquele endereço. Aqui, existe uma diminuição do desgaste dos veículos, além da redução da necessidade de armazéns temporários de mercadorias localizados próximo ao consumidor final, possibilitando uma economia em aluguel e manutenção desses imóveis.

Outro aspecto positivo do uso dos smart lockers para o comércio eletrônico é a otimização do tempo dos entregadores, visto que, com a centralização das encomendas, há uma necessidade menor desses profissionais cobrindo a mesma área, permitindo que se realizem mais entregas em um único dia.

Neste contexto, a segurança também pode ser citada como um benefício. Afinal, para retirar a entrega é preciso uma senha enviada no dispositivo móvel do próprio comprador. Sendo assim, minimiza-se o risco de quebra ou roubo de pacotes que normalmente ficam jogados na porta do consumidor. Por fim, a sustentabilidade é um tópico relevante. A otimização das rotas e a redução de tentativas de entrega diminuem a emissão de gases poluentes e contribuem com o bem-estar público.

A verdade é que em um país como o Brasil, onde o comércio eletrônico encontra-se em plena ascensão, os smart lockers começam a despontar de forma revolucionária. À medida que as compras digitais continuam a crescer e a demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis aumenta, a tendência é que esses sistemas se espalhem rapidamente. O futuro será conectado e inteligente. Não temos como voltar atrás!

*Elton Matos é sócio-fundador e CEO da Airlocker, franquia brasileira de armários inteligentes autogerenciáveis

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