33Giga Tecnologia para pessoas

Ciência

Sheikah Arm: prótese de mão que usa IA vence prêmio de inovação da FEI

  • Créditos/Foto:Divulgação/FEI
  • 04/Julho/2023
  • Da Redação, com assessoria

Na última semana ocorreu a cerimônia de premiação do INOVAFEI do 1º semestre de 2023 – evento Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI) que reconhece e premia os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) mais inovadores de graduação, desenvolvidos por alunos de todos os cursos da instituição. O projeto vencedor da categoria Inovação, a principal da noite, foi o Sheikah Arm, dos estudantes de Engenharia de Automação e Controle. Trata-se de um protótipo de prótese mioelétrica de mão desenvolvida em uma impressora 3D.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

“A prótese que construímos usa inteligência artificial para detectar o movimento que as pessoas querem fazer. Isso é algo pouco encontrado no mercado. Podemos dizer que é um diferencial do projeto. O uso de IA faz com que o processo de adaptação seja mais rápido e os movimentos mais naturais, com uma prótese mais independente”, destaca Ricardo Matheus, um dos alunos responsáveis pelo Sheikah Arm.

A ideia da prótese é que a intenção do usuário seja detectada pela utilização de técnicas de aprendizado de máquina para o reconhecimento de padrões de sinais mioelétricos de superfície. Para o grupo, o projeto é uma necessidade vital para a sociedade, pois promove inclusão e qualidade de vida aos indivíduos amputados. Além de restaurar habilidades perdidas, proporciona autonomia, autoestima e igualdade de oportunidades, assegurando a participação plena no entorno.

Além do Sheikah Arm

Além da premiação principal, cada curso da FEI teve seus vencedores individuais. Também entraram no pódio do prêmio de Inovação, o projeto de aplicação de baterias de segunda vida como solução da problemática energética, realizado por alunos de Engenharia Elétrica, e o trabalho dos estudantes de Engenharia de Materiais, que abordou a influência da incorporação de rejeitos industriais de ionômero nas propriedades mecânicas do polipropileno copolímero heterofásico.

Em 2023, os alunos trouxeram para o INOVAFEI alguns projetos que buscam solucionar desafios da sociedade nas áreas de saúde, mobilidade, energias renováveis, logística e administração, com foco em inovação e tecnologia alinhadas as principais tendências de cada um dos cursos da instituição.

Tradicionalmente, o INOVAFEI acontece a cada semestre e é dividido em três etapas, sendo a primeira delas a exposição de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso da FEI. Na segunda parte, ocorre a avaliação virtual e, por fim, a cerimônia de premiação.

Todos os trabalhos que foram expostos pela FEI no 1º semestre de 2023 estão disponíveis para acesso no site do evento.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga