33Giga Tecnologia para pessoas

Carros & Mobilidade

Guia do IPVA: saiba o que é, como é investido e quais as formas de pagamento

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 09/Janeiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo anual e obrigatório para donos de veículos em todo o País. Seu valor é calculado por uma equação que leva em conta tipo do automóvel, preço na tabela Fipe e alíquota estadual (confira valores da alíquota abaixo).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Além do valor da alíquota, o calendário e as condições para o financiamento são definidos pelos Estados. Portanto, é importante que o proprietário se atente para o anúncio das datas de pagamento, diferentes em cada localidade.

Assim como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), o IPVA deve ser pago a partir do mês de janeiro. Embora o valor a ser quitado apenas seja enviado no carnê de pagamento, os motoristas podem antecipar essa informação utilizando a Calculadora IPVA 2025, da Zapay. A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada em todo o País.

Para que serve o IPVA?

O imposto, que teve arrecadação de R$ 81 bilhões em 2023, tem seu valor destinado à manutenção de vias e rodovias, mas não apenas para isso. Parte do montante também pode ser utilizado para outras finalidades, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

A arrecadação é dividida entre Estado e município onde o veículo está registrado. Cabe a cada administração definir como empenhará o recurso. No Estado de São Paulo, por exemplo, ele é dividido entre três destinos: 20% para o Fundeb (destinado à educação básica), 40% para o governo estadual e os outros 40% para o município.

Quais são os riscos de não pagar?

Proprietários de veículos inadimplentes podem enfrentar uma série de problemas. O carro é impedido de tirar o licenciamento e poderá ser apreendido se for flagrado em circulação. Além disso, o não pagamento acarretará em juros e multas, de acordo com a legislação estadual.

A inadimplência pode causar ainda mais dores de cabeça aos proprietários de veículos. A negativação do CPF e a inscrição na dívida ativa do Estado são alguns deles. Essas medidas dificultam, consequentemente, a obtenção de crédito e a obtenção de certidões negativas.

Na maioria dos casos, as condições de parcelamento não ultrapassam os seis meses e o pagamento é realizado via boletos, emitidos pelos Detrans e ou pelas Secretarias da Fazenda. Como única empresa autorizada pelos Detrans de todo o Brasil, a Zapay é uma alternativa para o pagamento. Por meio da plataforma, que foi adquirida pelo grupo Sem Parar em março de 2024, é possível parcelar em até 12 vezes o valor cobrado.

Confira as porcentagens da alíquota por Estado

Estado Alíquota do IPVA para carros de passeio Alíquota do IPVA para caminhonetes e utilitários Alíquota do IPVA para motocicletas Alíquota do IPVA para caminhões
Acre (AC) 2% 1% 1% 2%
Alagoas (AL) 3% 3% 3% 1%
Amapá (AP) 3% 3% 2% 1,5%
Amazonas (AM) 3% 3% 2% 2%
Bahia (BA) 3% 3% 3% 1%
Ceará (CE) 3% 3% 2% 1%
Distrito Federal (DF) 4% 1% 2% 1%
Espírito Santo (ES) 2% 2% 1% 1%
Goiás (GO) 4% 3% 3% 1,25%
Maranhão (MA) 3% 3% 1% 1%
Mato Grosso (MT) 3% 3% 1% 1%
Mato Grosso do Sul (MS) 4% 4% 2% 1,5%
Minas Gerais (MG) 4% 3% 2% 1%
Pará (PA) 3% 3% 1% 1%
Paraíba (PB) 3% 3% 3% 2,5%
Paraná (PR) 4% 4% 4% 1%
Pernambuco (PE) 3% 3% 3% 1%
Piauí (PI) 3% 3% 2% 1%
Rio de Janeiro (RJ) 4% 3% 2% 2%
Rio Grande do Norte (RN) 3% 3% 2% 1,5%
Rio Grande do Sul (RS) 3% 3% 2% 1%
Rondônia (RO) 3% 3% 2% 1%
Roraima (RR) 3% 2% 2% 2%
Santa Catarina (SC) 2% 2% 1% 1%
São Paulo (SP) 4% 2% 2% 1,5%
Sergipe (SE) 3% 3% 2% 1%
Tocantins (TO) 2% 3% 2% 3%

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10