33Giga Tecnologia para pessoas

Negócios

ESG: BRLink lança solução de gestão do ciclo de vida na nuvem

  • Créditos/Foto:Freepik
  • 08/Janeiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo e recicla somente 3,24% desse material, segundo dados de 2024 do The Global E-waste Monitor. Atenta a essa questão e comprometida com práticas de sustentabilidade, a BRLink, unidade de serviços da Ingram Micro Brasil, lança uma solução de suporte na gestão do ciclo de vida na nuvem (Cloud Lifecycle Management). O serviço visa facilitar e acelerar a migração de dados das empresas para a nuvem ao possibilitar a venda de parques de ativos obsoletos de TI e ao aplicar práticas avançadas de disposição de ativos de TI (ITAD – Information Technology Asset Disposition).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Segundo Guilherme Barreiro, diretor da BRLink e Serviços da Ingram Micro Brasil, a migração para a nuvem é hoje uma prioridade estratégica para empresas de todos os tamanhos que buscam eficiência, escalabilidade e inovação. Com um portfólio abrangente de soluções em dados, Inteligência Artificial (IA), GenAI, Machine Learning e migração para a nuvem, a proposta da BRLink integra tecnologia e inovação para promover eficiência operacional e responsabilidade ambiental, alinhada às diretrizes ESG.

“Com o ITAD, podemos adquirir ativos obsoletos e possibilitar que as empresas financiem grande parte da transição para a nuvem por meio dessa operação”, explica Barreiro. “O valor dos ativos de TI está não só no aspecto financeiro, mas também no impacto ambiental positivo que o descarte adequado proporciona.”

Especializada em projetos de computação em nuvem e transformação digital, a BRLink desenvolveu essa solução para facilitar a migração de dados para a nuvem, gerar receita com o descarte de ativos antigos e reduzir seu impacto ambiental. “Nosso objetivo é maximizar a eficiência operacional e impulsionar a responsabilidade ambiental de nossos clientes. A Ingram Micro, da qual a BRLink faz parte, já possui uma longa experiência no mercado de disposição de ativos de TI. Esse incentivo financeiro, oferecido pela Ingram Micro, no qual adquirimos o parque obsoleto do cliente, tem potencial para destravar grandes projetos de nuvem, pois o cliente transforma seus ativos antigos em receita, reduzindo o custo da modernização”, afirma Barreiro.

Entre os principais benefícios do Cloud Lifecycle Management destacam-se a migração eficiente, baseada nas melhores práticas adotadas pela BRLink; a sustentabilidade ambiental, com descarte responsável, reduzindo o impacto ambiental; o fortalecimento da estratégia ESG, ao adotar práticas sustentáveis e valorizar o compromisso social e ambiental; a geração adicional de receita, por meio da venda de ativos antigos como fonte extra de recursos; a redução de custos operacionais, ao migrar para a nuvem e reduzir despesas com manutenção de infraestrutura local; a segurança de dados, com protocolos rigorosos e tecnologias avançadas que promovem a proteção de dados em cada etapa do processo; e o aumento de eficiência operacional, já que a flexibilidade e a escalabilidade aumentadas proporcionam o crescimento dos negócios.

Durante todo o processo, a BRLink assegura a proteção de todos os dados dos clientes, desde a migração ao descarte de ativos, com aplicação dos mais altos padrões de segurança e conformidade ambiental. A empresa também auxilia os clientes a cumprir as regulamentações locais e internacionais sobre descarte de eletrônicos, consolidando a responsabilidade corporativa e o alcance das metas ESG. “Essa proposta única no mercado fortalece nossa liderança em inovação e sustentabilidade, enquanto continuamos a expandir nosso portfólio e a agregar valor aos clientes”, conclui Barreiro.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies