33Giga Tecnologia para pessoas

Segurança

FindFace Multi: sistema de reconhecimento facial identifica até mascarados

  • Créditos/Foto:Divulgação / NtechLab
  • 29/Outubro/2021
  • Da Redação

A NtechLab, desenvolvedora de plataforma de análise de vídeo multi-objetos, anunciou recentemente a entrada no mercado brasileiro. Como carro-chefe, a empresa apresentou a solução FindFace Multi –ferramenta que detecta com precisão rostos (até com máscaras), silhuetas de pessoas e carros em streams de vídeo em tempo real.

Leia mais:
Alexa mantém histórico de tudo o que ouviu; veja como acessá-lo
40 perguntas divertidas para fazer à Alexa
Testamos: coloquei minha mãe para conversar com o Novo Echo e este foi o resultado

Os algoritmos do NtechLab são projetados para ajudar organizações e empresas a tomar decisões. A tecnologia – como a do FindFace Multi – capacita governos e serviços de segurança a agir com maior velocidade e confiança e fornece às empresas melhores análises de audiência.

Como funciona o FindFace Multi

Usando uma busca facial baseada em critérios inteligentes, o sistema pode detectar e rastrear “pessoas de interesse” em uma fração de segundo. Ele também possui altos níveis de precisão na detecção de rostos quando eles estão parcialmente cobertos por máscaras médicas ou roupas.

O reconhecimento do FindFace Multi pela silhueta permite a identificação das pessoas pela cor das roupas e acessórios. O reconhecimento do veículo identifica o tipo de carroceria, cor, fabricante e modelo de um carro. Funciona, de acordo com NtechLab, mesmo se as placas, ou parte do carro, não estiverem visíveis.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Chegada ao Brasil e atuação no exterior

Andrei Telenkov, CEO do NtechLab, aponta que “o Brasil é um país muito importante para nosso portfólio de negócios e, com o FindFace Multi, deve expandir significativamente nossa presença no campo crescente de análise de vídeo”.

O foco no Brasil apoia a decisão estratégica de negócios da NtechLab e a campanha de estratégia de crescimento global voltada para conquista de novos mercados na América Latina, região do Golfo e Sudeste Asiático.

A Diretora Internacional da NtechLab, Liana Meliksetyan, acrescenta que “em agosto, o sistema de reconhecimento de rosto do NtechLab foi adotado pelas Ferrovias Indianas em um grande movimento estratégico para melhorar o planejamento e reduzir o crime”.

“O sistema será usado no trecho mais movimentado das Ferrovias Indianas e garantirá o reconhecimento simultâneo de até 50 pessoas em um único quadro. A conclusão bem-sucedida do projeto adiciona a Índia à lista dos 30 países que já usam nossa tecnologia”, explica Liana.

O que é a NtechLab?

Fundada em 2015, a NtechLab é um especialista em análise de vídeo contando com mais de 400.000 câmeras em 30 países conectadas globalmente ao software de reconhecimento facial da empresa. A empresa recentemente superou o Face Recognition Vendor Test (FRVT) realizado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Com base nos resultados de sete testes independentes, o algoritmo desenvolvido pelo NtechLab obteve o primeiro lugar no ranking mundial.

O algoritmo de reconhecimento facial da NtechLab é integrado ao sistema de análise de vídeo da cidade de Moscou. A funcionalidade da solução permite o reconhecimento facial de alta precisão em tempo real através de streams de vídeo, comparando os resultados com bancos de dados de pessoas procuradas.

Se uma correspondência for encontrada, o sistema envia alertas instantaneamente para os policiais. Todo o processo, desde a aparição real de uma pessoa na frente da câmera até o recebimento de um sinal, leva menos de um segundo, o que permite responder rapidamente a qualquer situação.

A solução também pode ser usada para encontrar pessoas desaparecidas. Em 2020, mais de 5.000 crimes foram solucionados em Moscou por meio do sistema de análise de vídeo com reconhecimento facial, de acordo com dados do Ministério de Assuntos Internos da Rússia.