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Entenda diferenças entre discos de freio sólidos e ventilados

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 25/Dezembro/2024
  • Da Redação, com assessoria

Parte do sistema de frenagem e, portanto, também um item de segurança do veículo, os discos de freio têm como importante função desacelerar e parar o veículo. Para que os motoristas conheçam um pouco mais sobre esse componente, a Fremax apresenta algumas características sobre os diferentes tipos de discos de freio.

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De acordo com a fabricante especializada em discos de freio, há dois principais tipos: sólido e ventilado. O disco de freio sólido é utilizado em aplicações que necessitam menos potência de frenagem, como o eixo traseiro da maioria dos automóveis ou até discos dianteiro de veículos mais leves e menos potentes. Essa versão é mais barata e tem estrutura mais simples, o que acaba diminuindo a capacidade de trocar calor e diminuir a temperatura após cada frenagem.

Já o ventilado é um disco com uma estrutura mais complexa, usado comumente nos eixos dianteiros da maioria dos veículos ou até em eixos traseiros de SUVs e veículos de maiores cilindradas. Este modelo possui uma ventilação interna entre as pistas de frenagem, que permite a passagem de ar, responsável pelo resfriamento da peça. Desta forma, o componente resfria mais rápido, evitando que o sistema ultrapasse a temperatura máxima de funcionamento.

É válido destacar que o disco de freio ventilado também pode ter variações perfuradas ou ranhuradas. Estas variações, fornecidas pelas montadoras em veículos esportivos, possuem mais performance de frenagem. Os modelos perfurados possuem uma série de pequenos furos na pista de frenagem que ajudam não só na saída dos gases da frenagem, mas também no resfriamento do componente. Desta forma, é aumentado o atrito, ampliando a eficiência, também, em pistas molhadas. 

Os discos ranhurados, por sua vez, possuem uma série de sulcos na pista de frenagem. Estas peças, também, são aplicadas pelas montadoras nos veículos mais potentes e a aplicação visa a otimização do atrito. Além dos sulcos ajudarem no resfriamento da peça, a principal função é fazer a limpeza da pastilha de freio, removendo detritos e pós que reduzem o coeficiente de atrito entre pastilha e disco, proporcionando aumento de performance de frenagem do sistema.

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