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Versão beta do jogo Zona Eleitoral – Prefeitura chega amanhã

  • Créditos/Foto:Divulgação
  • 06/Setembro/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

Amanhã (7 de setembro), data que marca a Independência do Brasil, também é o dia de lançamento da versão beta do jogo Zona Eleitoral – Prefeitura, disponível gratuitamente para dispositivos Android sem anúncios ou compras dentro do aplicativo. Em breve, também estará disponível para iOS. O game oferece aos jogadores uma experiência imersiva e bem-humorada, na qual eles assumem o papel de um candidato à prefeitura de uma cidade fictícia, explorando as complexidades do processo eleitoral.

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Zona Eleitoral – Prefeitura coloca o jogador no papel de um candidato à prefeitura de Tubaúba, uma cidade fictícia, desafiando-o a tomar decisões estratégicas e gerenciar recursos para vencer a eleição. Além de ser divertido, o jogo foi criado para promover a educação política e cidadania, especialmente entre os jovens que votarão pela primeira vez nas eleições de 2024. O lançamento durante a campanha eleitoral reforça seu objetivo de conscientizar e educar sobre o processo eleitoral de forma acessível e envolvente.

O game já coleciona prêmios e participações em eventos importantes. Em 2023, foi um dos jogos premiados no Pitch do Games for Change Latin America. Em 2024, foi convidado para integrar o estande do Governo de São Paulo na Gamescom Latam. Além disso, o título passou por fases de testes em escolas e projetos voltados para a juventude em Ubatuba (SP), onde o público-alvo avaliou o desempenho do jogo, e testou o nível de assimilação do público.

É válido destacar que o desenvolvimento de Zona Eleitoral – Prefeitura continua. Novas versões com mais candidatos, mapas e ferramentas estão previstas, incluindo uma versão para celulares iOS, bem como para PC e Mac. A versão beta lançada agora está aberta ao feedback dos usuários para aprimoramento contínuo.

O jogo foi desenvolvido com o objetivo de ser acessível para o maior número possível de jogadores, seguindo os princípios do design universal e diretrizes como as Game Accessibility Guidelines (GAG) e as Accessible Player Experiences (APEX), entregando uma experiência acessível para todos, especialmente para aqueles que se beneficiam de recursos de apoio cognitivo.

Victor Fisch, roteirista, produtor cultural e apaixonado por games, desenvolveu o projeto com sua irmã Ana Fisch, na empresa Fisch Sibs, sediada em Ubatuba, litoral norte de SP, em parceria com David Tennenbaun, e com o ilustrador Guilherme Janini. A Ilex é a empresa responsável pela programação do jogo, sob direção de Marcelo Rigon e Caio Chagas. A produção executiva é de Paulo Delfini, da Casa do Saci Audiovisual. Já os recursos de acessibilidade do game receberam a consultoria especializada da empresa 7.1. O projeto foi realizado através de recursos de editais do ProAC e Lei Paulo Gustavo.