Segurança
4 soluções de segurança para dados em computadores e celulares
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 13/Novembro/2024
- Da Redação, com assessoria
Hackers, vazamentos de dados, invasão de privacidade, vírus e malwares são alguns dos problemas associados com a falta de segurança de dados, especialmente no que tange dispositivos pessoais como smartphones e computadores. Muitos acreditam que nunca poderão ser vítimas de algum destes problemas. Porém, para ter certeza disso, basta seguir algumas dicas de soluções de segurança para tornar seus aparelhos e informações blindados de ações maliciosas externas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
1. Utilize firewall e antivírus
Essa é uma das soluções simples, mas muito eficientes, para a proteção de dados tanto em uma empresa quanto em redes residenciais. O firewall é um método de isolar o acesso a redes e máquinas indesejadas ou que não possuem permissão, excluindo o tráfego parasita, enquanto o antivírus vasculha o computador ou smartphone para detectar qualquer tipo de programa suspeito em quarentena e evitar que ele acesse seus dados.
Além disso, o firewall pode ser aplicado não só a computadores, mas a smartphones e roteadores para tornar a rede e os dispositivos mais seguros contra vírus ou ações de hackeamento.
2. IDS/ISP
Para uma prevenção mais profunda, é possível utilizar um sistema de identificação de intrusos (IDS) ou um sistema de prevenção de intrusos (ISP). Diferentemente dos antivírus, o IDS e o ISP são usados para fazer verificações profundas em logs de sistemas e programas internos, como atividades suspeitas em plataformas e na rede. O ISP ainda tem a capacidade de encerrar qualquer cessão de uso para proteger os dados daquela máquina. Esses sistemas são muito utilizados no meio corporativo para proteger dados e programas de cada empresa, mas existe um número crescente de aplicações domésticas para esses sistemas de proteção.
3. Mantenha sempre um backup
Manter um sistema de backup, seja em nuvem para smartphones, seja em um armazenamento físico para computadores, é uma maneira de manter dados importantes guardados, caso aconteça qualquer tipo de acidente ou perda de informações. Lembrando que no caso de um armazenamento físico, como um HD externo, ele não pode ficar conectado constantemente à máquina. Isso porque, caso haja um ataque de ransomware, é possível bloquear e queimar os dados de todas as formas de armazenamento conectadas à máquina. Portanto, o sistema de backup deve ficar sempre offline e ser conectado apenas para a transferência de dados.
4. Mantenha os sistemas nativos atualizados
Assim como surgem novos modelos de smartphones e computadores, também surgem atualizações dos sistemas operacionais e softwares utilizados, e cada atualização é feita de maneira a sempre manter os sistemas mais seguros, mais ágeis e dificultar as tentativas de invasão. Portanto, é essencial manter seu smartphone ou seu notebook Samsung atualizado sempre que houver a oportunidade para garantir a segurança dos dados.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10