33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

5 vezes que o Instagram copiou recursos de outras redes sociais

O Instagram foi lançado em 2010 com a proposta de ser uma rede social para publicar fotos. Com o passar do tempo, no entanto, a dinâmica foi mudando. Hoje, os vídeos são mais valorizados. Isso porque uma concorrente chinesa passou a ganhar terreno e atrair os usuários. Para se manter relevante, a plataforma de Mark Zuckerberg fica de olho nos rivais e, vez ou outra, se inspira – ou seria copia? – os recursos de sucesso. Conheça alguns deles.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

1. Stories

Lançado em 2011, o grande diferencial do Snapchat eram as publicações de fotos e vídeos curtos que desapareciam no prazo de 24 horas. O recurso é chamado de Histórias. Em 2016, chegou ao Instagram os populares Stories. Além de copiarem a mesma dinâmica da concorrente, também oferecem comandos iguais: tocar no lado direito para avançar, no esquerdo para voltar, e arrastar da direita para a esquerda para ver publicações do próximo usuário.

2. Reels

O TikTok é caracterizado por ser uma rede social de vídeos verticais e curtos, que podem ser editados com textos, efeitos e áudios. Desde seu boom em 2020, durante a pandemia de covid-19, a mídia chinesa passou a incomodar o Instagram. Prova disso é que, no mesmo ano, Mark Zuckerberg lançou um recurso equivalente. Trata-se do Reels. Além de adotar a ferramenta, o algoritmo passou a dar preferência para esse tipo de conteúdo no feed.

3. Filtros de realidade aumentada

O Snapchat foi uma das primeiras redes sociais a trabalhar com filtros de realidade aumentada. Lançado em 2015, o recurso Lenses fez sucesso por oferecer a inserção de orelhas de cachorro, coroa de flores e muito mais. O Instagram, por sua vez, anunciou em 2017 uma ferramenta de reconhecimento facial para aplicar efeitos no rosto do usuário. Além disso, disponibilizou uma biblioteca com efeitos criados pela comunidade – função também presente na mídia rival.

4. Envios autodestrutivos

Outro recurso de sucesso do Snapchat são os envios autodestrutivos. Isto é, mídias e textos que só podem ser visualizados uma única vez pelo destinatário. Em 2017, o Instagram também passou a oferecer a opção de compartilhar fotos e vídeos temporários via Direct. Em 2020, por sua vez, lançou o Modo Temporário, em que as mensagens desaparecem após serem checadas pelo usuário.

5. Câmera dupla

O BeReal foi criado em 2020 com a proposta de, como o nome entrega, mostrar a vida real. Todos os dias, os usuários recebem uma única notificação. A partir daí, a pessoa tem apenas dois minutos para postar uma foto usando as câmeras frontal e traseira do celular. Em julho deste ano, chegou o Dual Capture aos Stories do Instagram. Trata-se de um recurso para gravar Reels usando as lentes frontal e traseira simultaneamente. A diferença é que, aqui, é possível editar o conteúdo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga