33Giga Tecnologia para pessoas

Segurança

5 dicas para proteger melhor sua conta de ciberataques

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 22/Janeiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

Os ciberataques estão em constante crescimento ao redor do mundo e o Brasil tem sido um dos alvos principais. Para se ter uma ideia desse aumento, um estudo da Check Point Research revelou que, no terceiro trimestre deste ano, o País registrou um acréscimo de 95% nas tentativas de ataques cibernéticos em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando aproximadamente 2.766 ataques por semana.

Nesse cenário, as senhas dos usuários se tornaram um dos principais alvos de criminosos virtuais. Combinações simples e repetidas em várias plataformas facilitam o trabalho dos hackers. Segundo levantamento feito pelo site NordPass, especializado em segurança de senhas, os nomes e apelidos de clubes de futebol aparecem frequentemente entre as sequências mais usadas pelos brasileiros. Os mais comuns são Flamengo, Tricolor e Palmeiras.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Diante desse cenário, adotar boas práticas de segurança digital se torna essencial para proteger informações pessoais e evitar o acesso indevido. Pensando nisso, a Avivatec, empresa brasileira referência em soluções de tecnologia para o mercado, que também atua com cibersegurança, elaborou cinco dicas de como reforçar a segurança dos seus dados por meio de senhas mais eficazes e difíceis de serem quebradas.

1. Evite padrões previsíveis

Hackers frequentemente exploram sequências fáceis e previsíveis, como “123456” ou combinações que incluem informações pessoais, como nome próprio e data de nascimento, nomes de filhos ou o time de coração. Essas senhas são vulneráveis e podem ser facilmente testadas por criminosos virtuais. Por isso, evite padrões simples, como qwertyl23, anajulia107 e mengão2024, pois esses tipos de senhas aumentam significativamente o risco de acesso indevido às suas contas.

2. Crie padrões complexos

Para garantir senhas mais seguras, utilize pelo menos 12 caracteres e misture letras maiúsculas e minúsculas, números (como 8, 4 e 9) e símbolos especiais (como @, # e $). Essa combinação não apenas aumenta a complexidade da sequência, como também dificulta a sua descoberta por hackers. Quanto mais longa e variada for a senha, menor será o risco de acesso indevido às suas contas.

3. Crie uma senha para cada conta

Reutilizar a mesma senha em várias contas representa um grande risco para a sua segurança. Se um hacker descobrir a combinação de uma única conta, ele pode facilmente acessar todas as suas outras que compartilham da mesma senha. Isso aumenta significativamente a probabilidade de danos e perda de informações pessoais. Portanto, é fundamental criar sequências únicas para cada serviço ou aplicativo. Ao fazer isso, você garante que, mesmo que uma conta seja comprometida, as outras permanecerão seguras.

4. Conte com a tecnologia

Lembrar senhas diferentes para cada conta é difícil e pode levar ao uso de sequências fracas. Por isso, utilize um gerenciador para armazená-las de forma segura em um cofre criptografado. Além disso, ative a autenticação de dois fatores (2FA), para uma camada extra de segurança.

5. Esteja sempre antenado

Lembre-se de mudar suas senhas periodicamente, pois essa prática ajuda a proteger ainda mais seus dados contra acessos não autorizados. A troca regular de sequências dificulta o trabalho dos hackers que podem ter descoberto combinações antigas. Além disso, nunca compartilhe suas senhas, mesmo com pessoas de confiança, pois isso pode expor suas informações a riscos.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10