33Giga Tecnologia para pessoas

E-commerce

Pesquisa: consumidor brasileiro está mais confiante em comprar pela internet

  • Créditos/Foto:Visual Hunt
  • 10/Março/2017
  • Da Redação, com assessoria

Os consumidores brasileiros estão mais confiantes em comprar pela internet. Segundo o Índice de Confiança do E-Consumidor, medido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a plataforma de avaliações de e-commerce Trusted Company, 2016 fechou com aumento de 8% em relação ao ano anterior.

No primeiro semestre de 2016, o índice de confiança registrou média de 4,48 pontos, com base em mais de 45 mil avaliações. Já no final do ano, foi registrado um aumento de 72% no volume de avaliações dos e-consumidores sobre mais de 550 lojas virtuais de todo o País, chegando a média de 4,54 pontos. O indicador mostra a satisfação e a confiança dos clientes com o nível de serviço, atendimento e experiência de compra oferecido pelas lojas virtuais, podendo variar entre 1 e 5 pontos.

Leia mais
Amor ao primeiro clique? Saiba quanto tempo uma pessoa leva para fechar uma compra na web
E-commerce: pesquisa revela que consumidores preferem lojas confiáveis a menor preço
Prêmio Ebit: conheça os melhores do e-commerce brasileiro em 2016

O crescimento de 8% de um ano para o outro, caracteriza a mudança do nível “bom a muito bom” para “muito bom a excelente”. “Queremos tornar o mercado online cada vez mais confiável e transparente. Por meio do marketing de recomendação, oferecemos aos consumidores online informações importantes para serem consultadas durante sua trajetória de compra; podendo até influenciar sua decisão de compra”, comenta Barbara Bayer, gerente de marketing da TrustedCompany. “De fato, 56% dos brasileiros afirmam já serem influenciados por avaliações, comentários e feedbacks durante sua jornada de compra online”, complementa.

Para Mauricio Salvador, presidente da ABComm, o aumento no índice mostra que o consumidor brasileiro está mais maduro e aprendeu a escolher melhor as lojas virtuais que trabalham corretamente. “As lojas virtuais mantiveram a excelência em seus serviços mesmo em datas sazonais como Black Friday e Natal”, diz.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas