Apps & Software
Preply: Khalid é um dos mais ouvidos por quem estuda online
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 11/Outubro/2022
- Da Redação
A música pode ser uma grande aliada para se desligar do resto do mundo enquanto você realiza tarefas que exigem concentração e pode também melhorar o seu humor e reduzir o estresse.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
A Preply, plataforma online que conecta alunos e tutores nativos em todo o mundo através do aprendizado de mais de 50 idiomas, fez um levantamento e uma análise de playlists, músicas e cantores no Spotify para determinar os artistas, os sons, os álbuns e os gêneros que as pessoas mais gostam de escutar enquanto trabalham e estudam.
Em quinto lugar na lista dos músicos mais escutados para se concentrar está o cantor e compositor americano de pop e R&B Khalid, que é conhecido por músicas como “Better”, “Eastside”, “Young, Dumb & Broke” e “Satellite”, canção que foi lançada recentemente.
Na sua frente estão Einaudi, pianista e compositor italiano que produz música clássica inspirada em rock, jazz e minimalismo americano; Ólafur Arnalds, um produtor eletrônico islandês que mistura cordas e piano com loops e batidas em gêneros que incluem clássico, experimental, eletrônico e ambiente; e Bonobo, músico e produtor britânico de trip-hop.
Jazz, garage, soul e deep house são respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares.
Ainda estão na listagem artistas como:
- Justin Bieber (nº 11) que iniciou a sua carreira aos 16 anos;
- ODESZA (nº 12), dupla americana de música eletrônica que se apresenta em festivais como Lollapalooza e outros ao redor do mundo;
- Billie Eilish (nº 13), a primeira e mais jovem mulher a conquistar cinco prêmios em diferentes categorias no Grammy Awards;
- Drake (nº 17), cantor que ganhou reconhecimento como ator em uma série de drama adolescente;
- Ed Sheeran (nº 23), que alavancou a sua carreira ao ser convidado para participar de um álbum com a artista Taylor Swift;
- e Niall Horan (nº 24), cantor conhecido por ser ex-integrante do grupo One Direction.
Alguns compositores clássicos também aparecem no mapeamento da Preply: Ludwig van Beethoven (nº 14), que foi o primeiro músico não-assalariado capaz de viver apenas da própria arte; Johann Sebastian Bach (nº 19), famoso por aperfeiçoar a arte da batida do contraponto, isso é, a composição em polifonia; e Pyotr Ilyich Tchaikovsky (nº 25), conhecido pela composição de O Lago dos Cisnes.
Já os gêneros preferidos para focar nas atividades são lo-fi e chillhop, música eletrônica e ambiente, pois apresentam características e particularidades que ajudam o lobo frontal do cérebro a se concentrar mais.
Para Daniele Saccardi, gerente de campanhas da Preply, “a música instrumental de fundo pode aumentar a concentração e o foco, esteja você estudando um novo idioma ou trabalhando. Eu mesmo incluo esta prática no meu dia a dia”.
Uma curiosidade que a pesquisa da Preply traz é que, durante a pandemia iniciada em 2020, houve um aumento de 112% nas pesquisas dos ritmos lo-fi e chillhop, considerando que a maioria das pessoas trabalhava de casa e houve grande estresse e medo no período, o que justifica o aumento, segundo Saccardi.
Para os apaixonados por lo-fi e fãs de música brasileira, é possível encontrar várias playlists do ritmo com um mix de bossa nova e MBP no Spotify, o que demonstra uma grande variedade de músicas do gênero, desde as antigas e clássicas até as mais atuais.
Os álbuns mais populares para ouvir enquanto você estuda ou trabalha
Os álbuns de música mais ouvidos para atividades do dia a dia incluem as trilhas sonoras dos filmes Amélie, A Origem e Interestelar e compõem um quinto das 20 melhores canções analisadas pela Preply.
Apenas três álbuns do Top 10 da listagem não foram feitos especialmente para filmes e seriados, como é o caso de A Moment a Part (nº 6) de ODESZA, The Blue Notebooks (15 years) de Max Richter (nº 8) e Fine Line de Harry Styles (nº 10).
Além disso, a pesquisa descobriu que o trabalho do compositor alemão Ramin Djawadi, famoso pela trilha do filme Homem de Ferro, foi responsável por três dos 10 melhores álbuns da lista, incluindo a trilha sonora famosa da última temporada da série Game of Thrones e da primeira e da segunda temporadas de Westworld.
Já Hans Zimmer, ganhador de dois Oscars e quatro Grammys, apareceu duas vezes no Top 10 pelas trilhas sonoras de Interestelar e Planeta Terra II.
Metodologia
No total, foram analisadas 1200 playlists e mais de 180 mil músicas de 58 mil artistas por meio de dados que foram compilados e baseados na pesquisa em inglês de sete palavras-chave: “concentração”, “concentrar”, “foco”, “trabalhar”, “trabalho intenso”, “produtividade” e “estudar”.
A pesquisa foi realizada pela análise do número de curtidas de cada playlist, da busca e da classificação desses termos nas Top 100 playlists, entre outros fatores.
Confira a lista completa de artistas mais ouvidos para focar no trabalho e nos estudos:
- Ludovico Einaudi
- Ólafur Arnalds
- Bonobo
- Khalid
- Hans Zimmer
- Max Richter
- Tycho
- Nils Frahm
- Jon Hopkins
- Yann Tiersen
- Justin Bieber
- ODESZA
- Billie Ellish
- Ludwig van Beethoven
- San Smith
- Four Tet
- Drake
- Christian Loffler
- Johann Sebastian Bach
- Orquestra Sinfônica de Londres
Confira a lista completa dos álbuns mais ouvidos para focar no trabalho e nos estudos:
- Interestelar (Trilha sonora) – Hans Zimmer
- Westworld: Temporada 1 (Trilha sonora) – Ramin Djawadi
- O Primeiro Homem (Trilha sonora) – Justin Hurwitz
- Game of Thrones: Temporada 8 (Trilha sonora) – Ramin Djawadi
- Planeta Terra II (Trilha sonora) – Hans Zimmer, Jacob Shea e Jasha Klebe
- A Moment a Part – ODESZA
- Westworld: Temporada 3 (Trilha sonora) – Ramin Djawadi
- The Blue Notebook (15 years) – Max Richter
- Monumenton Valley 2 – Todd Baker e Lydian Collective
- Fine Line (Trilha sonora) – Harry Styles