33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Like, Hashtag e mais: nomes tecnológicos que foram parar nas certidões de nascimento

No início do ano, o IBGE divulgou a página Nomes do Brasil, na qual os usuários poderiam consultar dados de todos os nomes registrados no País. Além dos mais comuns, como Maria e João, muita gente descobriu que há uma série de nomes curiosos e até inspirados em filmes e novelas. Fato é que esse costume não é exclusivo do povo brasileiro, pais do mundo todo já tem usado, inclusive, o nome de redes sociais e personagens de games favoritos para nomear seus filhos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Em Israel, uma garotinha que nasceu em 2011 recebeu o nome de Like, o “curtir” do Facebook. De acordo com os pais, em entrevista ao jornal Daily Mail, a escolha se deve ao fato de a palavra ser curta, adorável e única. A menina ainda tem duas outras irmãs mais velhas com nomes bastante peculiares: Dvash (doçura, em hebraico) e Pie (torta, em inglês).

Ainda na onda da rede social de Mark Zuckerberg, uma família egípcia decidiu chamar seu recém-nascido de Facebook. A decisão foi feita para homenagear a rede social que teve papel importante na revolta que resultou na queda do presidente Hosni Mubarak, em 2011. Na época, a revista “Al-Ahram” afirmou que a criança foi a primeira no mundo a receber o nome.

É muito comum colocar Júnior no final do nome dos filho para identificar que é o mesmo do pai, mas para o americano John Black Cusak essa prática era comum demais. Por isso, ele batizou seu filho de John Black Cusak 2.0, como se o garoto fosse uma nova versão de um software criado por ele e sua esposa. Enquanto isso, na Suécia, um pai fascinado em fazer pesquisas na internet aceitou que a esposa colocasse um nome comum em seu primogênito, desde que o segundo nome fosse Google. Sim, igual a um dos maiores buscadores da internet. O Twitter também não ficou de fora da lista de inspirações de outro casal americano, pais da pequena Hashtag.

Os jogos de Pokémon também já servem de inspiração para os pais desde os anos 1990, ainda na época dos queridos game boys. Hoje, segundo o site BabyCenter, especializado em gravidez, o nome  Eevee – um monstrinhos meigo e delicado – por exemplo, saltou 1.377 posições no ranking de popularidade entre as meninas. Já os personagens Starmie e Ivysaur deram origem a Star e Ivy, que ganharam 2.040 posições para as garotas e 1.287 com os meninos, respectivamente. Enquanto Ash, a graça do protagonista do desenho, ficou 248 vezes mais popular no ano passado.

Leia mais:
Jaspion, Jonlenon e Valdisney: site do IBGE lista nomes curiosos e mais comuns do Brasil
30 pais famosos para seguir no Instagram