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Retrospectiva iFood 2024: marmita e hambúrguer no topo

O iFood encerra o ano de 2024 com 380 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma. No balanço da área de restaurantes, a comida mais pedida continuou a ser o hambúrguer, mas clientes passaram a buscar por outras categorias no delivery.

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Em 2024, a categoria que mais cresceu em número de pedidos no iFood foi a marmita, com alta de 18% em todo o país. O segundo lugar ficou com itens de padaria, que aumentaram 11%. Em seguida, estão os pedidos de açaí, que cresceram 9%.

Neste ano, os restaurantes tiveram uma média mensal de 653 milhões de visualizações de pratos. E 160 mil estabelecimentos parceiros se destacaram com o Selo Super, programa criado pelo iFood para reconhecer aqueles que oferecem as melhores experiências no delivery aos clientes.

Ao todo, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias e 55 milhões de clientes espalhados por 1.500 cidades brasileiras.

Melhorias realizadas no app 

Em 2024, o iFood aperfeiçoou recursos, funcionalidades e implementou novidades. As mudanças otimizaram tanto a rotina dos donos de restaurantes quanto a usabilidade para os clientes.

As novidades foram resultado do diálogo constante com os parceiros, sobretudo por meio do Fórum de Restaurantes, realizado para promover trocas entre a empresa e os donos dos estabelecimentos cadastrados na plataforma.

As principais mudanças englobam melhorias de cardápio, atendimento, cancelamento de pedidos e gerenciamento financeiro para os restaurantes, além de outras áreas que impactam diretamente a operação, usabilidade e atendimento para os parceiros e clientes.

Por exemplo, o cardápio do aplicativo foi otimizado. Agora o restaurante consegue criar combos com muito mais facilidade e detalhes, adicionar fotos em todas as opções de pizza no caso de sabores meio a meio, possibilidade de precificação com o valor mais alto dos dois sabores ou uma média de cada. Além disso, a inteligência artificial facilita gratuitamente a digitalização de um cardápio existente para importar as informações para o app.

Já com relação aos cancelamentos, o iFood criou mais ferramentas de negociação com o cliente, para que seja possível, por exemplo, enviar um cupom ou reenviar um item que ficou faltando ou apresentou algum problema, no caso de solicitações pós-entrega. Em 2023, as melhorias neste âmbito reduziram o cancelamento de pedidos em cerca de 10%. Neste ano, a redução foi de 23%.

Outro exemplo de melhoria é no atendimento ao cliente. Uma das novidades é a notificação de atualização do status do chamado, gerando maior clareza e visibilidade do andamento das solicitações.

O iFood também começou a implementar uma funcionalidade de transcrição de áudio, para que o parceiro possa informar a necessidade por meio de uma mensagem de voz quando precisar de ajuda do suporte da plataforma. Com isso, é possível ter mais agilidade no atendimento. As mudanças aceleraram o tempo de resposta e interação com a plataforma, reduzindo o tempo de abertura de chamado de 2 minutos para 34 segundos.