Apps & Software
#FakeToFora: projeto online capacita jovens para checar informações
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 18/Agosto/2022
- Da Redação
Com o início da campanha eleitoral, o combate à disseminação de Fake News se torna ainda mais urgente.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
No último ano, os jovens foram amplamente incentivados a participar do processo eleitoral e atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu um programa especial, chamado #FakeToFora (em https://faketofora.org.br) que visa conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de informações falsas.
O Instituto Palavra Aberta, por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.
Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País, como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia – considerado o maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4 milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas brasileiras.
O #FakeToFora capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e reflexões no preparo para as votações. O projeto oferece uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações.
Os materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania.
O #FakeToFora é composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Todo o material está disponível no site oficial da iniciativa.
Quem faz parte
O #FakeTôFora é uma iniciativa do Palavra Aberta com realização do EducaMídia e apoio do Google.org e do Facebook. O projeto conta com a participação de:
- Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP);
- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT);
- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji);
- Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER);
- Associação Nacional de Jornais (ANJ);
- Apel;
- Câmara dos Deputados;
- Câmara Municipal de Itapevi;
- Escola do Parlamento de Itapevi;
- Comprova;
- Inicie;
- Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca);
- Mobis;
- Politize!;
- Plenarinho;
- Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Vaza, Falsiane!;
- Viven;
- Escola da Câmara.