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Deezer implementa ferramenta de detecção de inteligência artificial

  • Créditos/Foto:Divulgação/Deezer
  • 24/Janeiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

Deezer implementou uma ferramenta de detecção de música gerada por inteligência artificial, descobrindo que cerca de 10 mil faixas entregues à plataforma diariamente são totalmente geradas por IA – o que corresponde a aproximadamente 10% do conteúdo.

A tecnologia, em desenvolvimento há um ano, tem o objetivo de superar a capacidade das ferramentas disponíveis para detectar especificamente conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento extensivo em conjuntos de dados específicos. Uma solicitação de duas patentes foi submetida no final de dezembro, e a Deezer agora está assumindo a liderança na criação de mais transparência tanto para fãs quanto para criadores.

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“À medida que a inteligência artificial continua a impactar cada vez mais o ecossistema musical, com uma quantidade crescente de conteúdo gerado por IA inundando plataformas de streaming como a Deezer, estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma ferramenta de ponta que aumentará a transparência tanto para criadores quanto para fãs”, diz Alexis Lanternier, CEO da Deezer. “A IA generativa tem o potencial de impactar positivamente a criação e o consumo de música, mas seu uso deve ser orientado por responsabilidade e cuidado para proteger os direitos e a receita dos artistas e compositores. No futuro, nosso objetivo é desenvolver um sistema de marcação para conteúdo totalmente gerado por IA e excluí-lo das recomendações algorítmicas e editoriais.”

A nova ferramenta pode detectar música criada artificialmente a partir de diversos modelos generativos, como Suno e Udio, com a possibilidade de adicionar capacidades de detecção para praticamente qualquer outra ferramenta, desde que haja acesso aos dados de treinamento. Além disso, a Deezer fez progressos significativos na criação de um sistema com maior capacidade de generalização, para detectar conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento em um conjunto de dados específico.

“As ferramentas que estão no mercado hoje podem ser altamente eficazes, desde que sejam treinadas em conjuntos de dados de um modelo de IA generativa específico, mas a taxa de detecção diminui drasticamente assim que a ferramenta é submetida a um novo modelo ou novo conjunto de dados. Abordamos esse desafio e criamos uma ferramenta significativamente mais robusta e aplicável a múltiplos modelos”, comenta Aurelien Herault, Chief Innovation Officer da Deezer.

Além de criar um sistema de marcação para conteúdo gerado por IA no Deezer, a empresa pretende continuar desenvolvendo as capacidades de sua tecnologia para incluir vozes de deep fakes.

A implementação da ferramenta de detecção de IA está alinhada com a ambição da Deezer de promover a justiça e a transparência no ecossistema musical. Em outubro de 2024, a empresa foi a primeira plataforma de streaming a assinar a declaração global sobre o treinamento de IA, assumindo uma posição contra o uso não licenciado de obras criativas para treinar IA generativa.

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