Tags

Especiais

Guia de compras: como escolher o smartphone perfeito para você

Créditos: Photo on VisualHunt.com

As pessoas optam por smartphones de acordo com poucas variáveis. As mais comuns, de acordo com um levantamento feito entre os leitores do 33Giga, são preço, câmera, duração da bateria e marca. Neste último caso, se dividem em Apple (com seu iPhone) e os outros (que tem sistema Android).

Leia mais:
Android One: conheça o sistema operacional puro (de verdade)
Proibidos: confira quais aplicativos foram banidos pela Apple e pelo Android
Celular lento? Confira dicas práticas para um bom desempenho do Android

Caso você deseje um iPhone, o 33Giga tem uma reportagem que mostra como escolher a melhor versão. Por outro lado, se você prefere ou vai optar por um Android e está atrás de uma marca confiável, a primeira dica é: das conhecidas, todas são semelhantes.

Sim, é isso mesmo. Celulares de marcas como Samsung, LG, Huawei, Xiaomi (perdão, testemunhas de Xiaomi), Motorola, Asus são equivalentes em termos como hardware, software, durabilidade e (claro) obsolescência programada. Vai muito do gosto de cada um e de sorte: você pode escolher um smartphone de uma marca X e ele estar zoado ou não ratear nunca e durar 5 anos. Isso ocorre com qualquer eletrônico ou com carros, independentemente da marca.

Ao deixar para trás essa questão subjetiva (sorte e azar) e entender que marcas grandes são similares, chega a hora de escolher o telefone. A primeira decisão é separar o quanto você quer gastar. Diferentemente do iPhone (e do OnePlus, aliás), smartphones (e eletrônicos em geral) tem pouco valor de revenda. Então, não pense como um investimento. Separe um valor que você pode pagar e que, como retorno, só terá as benesses que ele oferece.

Feito isso, é hora de analisar os modelos que estão dentro do seu orçamento. Para isso, uma das melhores ferramentas são sites comparadores de preço. O www.buscape.com.br permite a triagem por valor. Entre no site e ajuste a faixa desejada. Depois, peça para exibir por valor (menor ou maior). Terá como resultado algumas das principais opções do mercado.

Nesses retorno, você consegue analisar seus itens de preferência como bateria, hardware, tela, qualidade. Ou, pelo menos, ter uma ideia do que deseja e qual telefone tem mais a ver com sua cara. Feito isso, você pode ir direto pelo preço ou, ainda, analisar com mais profundidade cada telefone que chamou a atenção.

Nesse caso, anote os nomes e, em seguida, entre em www.tudocelular.com.br. Trata-se de um site que compara os telefones para você, mostrando a ficha completa do hardware. Basta ir em Compare e digitar o nome dos smartphones que o agradou.

Na listagem, aparece lado a lado a ficha de cada um. Grosso modo, quanto maior o valor, melhor é o telefone naquele quesito. Por exemplo, quanto mais memória (em GB) e mais velocidade ou núcleos do processador (em GHz), mais rápido o telefone responde aos comandos do usuário. Quanto mais espaço de armazenamento (memória, em GB), mais cabe “coisa” dentro dele (vídeos, fotos).

Para fotos, maior a quantidade de Mpixel que ele permite ou maior número de câmeras, melhor. Duração da bateria, em mAh, significa que mais tempo ele sobrevive longe da tomada.

Questões como tamanho de tela, peso e dimensões são subjetivas e vai de cada um – há quem prefira tela grande para consumir vídeos e existem pessoas que desejam um telefone mais portátil para usar com uma só mão ou carregar no bolso. Isso também é comparável. Se você deseja um telefone para jogar online – como em algum casino online Brasil – , é importante pensar em que tipo de título o agrada – para games pesados, é necessário mais hardware.

Bom, feita a escolha, aí é voltar ao comparador de preço e procurar uma loja online confiável (de novo, as maiores são semelhantes – nesse balaio, Amazon, Submarino, Americanas, Fast) ou ainda sites de leilão (Mercado Livre, OLX) e procurar pelo que se deseja.

Enquanto em lojas grandes não tem erro a compra (no máximo, eles devolvem o dinheiro), em sites de leilão, é possível encontrar modelos novos mais em conta. Entretanto, nesses casos é altamente recomendável realizar procedimentos de segurança como analisar a reputação do vendedor, pagar por meios que garantam a devolução do dinheiro e outros requisitos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.