33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

O que fazer se o celular caiu na água? Dicas para salvá-lo em casa

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 13/Dezembro/2022
  • Da Redação, com assessoria

O smartphone se tornou um item indispensável dentro de uma sociedade cada vez mais digitalizada. O aparelho vai muito além da comunicação e acompanha a vida das pessoas em diferentes momentos do dia. Agora, imagine perdê-lo em um acidente? A boa notícia é que se um celular caiu na água ainda pode existir salvação. É possível consertar o dispositivo em casa com alguns cuidados simples e práticos. Veja as dicas de Tatiany Martins, diretora comercial da Pitzi, empresa de seguro para telefones.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

1. Seque o aparelho rapidamente e evite usar nos primeiros instantes

Pode parecer óbvio, mas quanto mais tempo o aparelho passar na água, maior será o estrago e, consequentemente, menores as chances de salvá-lo. Sendo assim, vale usar aquilo que estiver a seu alcance no momento para realizar a tarefa de secá-lo o quanto antes. Depois disso, desligue o celular, pois, mesmo depois de molhado, é comum que continue funcionando normalmente. Mas não se engane: a partir do momento em que o aparelho cai na água, a lógica é a de que a estrutura interna pode ter sido afetada. Se seu smartphone continuar ligado, pode ocorrer um curto-circuito.

2. Coloque o celular no arroz por um dia

O arroz pode ser um grande aliado para evitar que a água penetre mais ou fique dentro do aparelho. Segundo especialistas, o alimento absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz cru e deixar o telefone completamente encoberto por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água. No entanto, é preciso ter uma grande quantidade para cobrir o telefone.

3. Invista em um seguro

Pesquisas apontam que metade dos aparelhos sofrem um acidente no primeiro ano de uso. Mesmo com esses indicadores, somente 15% da população possui seguro para celular. Porém, essa estratégia pode ser uma opção rápida e barata para o caso de haver um incidente com água no aparelho. O serviço de proteção tem se tornado uma opção cada vez mais aderida para evitar gastos com conserto ou troca. Hoje, existem planos com diversas possibilidades e atendimento eficiente.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga