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Word: Como resumir texto em propostas comerciais

Um bom resumo de texto pode fornecer um contexto melhor para o texto principal. Em outras palavras, pode atrair o leitor a ler o texto principal e entendê-lo muito melhor. Então, vamos descobrir como você pode resumir sua proposta comercial no Word.

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Explicando o texto resumido

Resumir texto é o processo de reduzir um texto aos seus pontos mais importantes. Isso geralmente é feito quando o escritor deseja fornecer motivação ou uma melhor compreensão do texto original. O resumo pode ser feito de várias maneiras, incluindo:

  • Usando um resumidor de texto;
  • Condensar pontos-chave do resumir texto principal;
  • Fornecer um resumo verbal ou visual do texto (vídeo ou infográficos).

A maneira mais comum de resumir um texto é usando um parágrafo de resumo. Um parágrafo de resumo contém uma introdução, uma lista de pontos-chave e uma conclusão.

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4-Passos para Resumir Texto em Propostas Comerciais

Desde a escolha de um bom resumo de texto online até a edição antes da entrega, um bom resumo passa por algumas fases. Esta seção explorará as quatro etapas principais que você precisa seguir para escrever um bom resumo de proposta comercial. Então, vamos mergulhar.

1.     Use um resumo de texto

Um resumo de boa qualidade requer o auxílio de uma ferramenta. É por isso que você precisa usar um resumo de texto. Então, encontre algo que seja preferido por escritores acadêmicos e de SEO. Dessa forma, sua proposta comercial se destacará.

Depois de encontrar esse resumir texto, certifique-se de colar ou carregar seu conteúdo nele. Então, você pode resumir seu texto e ver o resultado assim:

Como você pode ver, o resumidor de texto segue a regra dos 33%. Ou seja, seu resumo terá cerca de 33% da contagem de palavras da sua proposta comercial original. A razão pela qual muitas ferramentas de resumo de texto fazem isso é condensar o conteúdo.

Além disso, permite que você economize muito espaço em sua proposta, seja usando-a em um e-mail ou acompanhando-a com seu texto principal. Além disso, você também pode fornecer um resumo escrito em marcadores, como este:

 

Isso permitirá que você forneça ao leitor os principais pontos sobre o seu conteúdo. Assim, quando lerem o texto principal, saberão exatamente o que esperar do resumir texto.

2.     Resumir com intenção

É importante entender que qualquer resumo deve ser uma parte preliminar do texto principal. Escritores acadêmicos usam resumos para contextualizar seus métodos de pesquisa, motivações e outros fatores.

Os escritores de SEO, blogs ou sites usam o resumidor de texto para concluir seu conteúdo e fornecer legendas de mídia social, e-mails ou metadados. Já em uma proposta comercial, isso deve ser feito com o intuito de economizar tempo tanto para o seu leitor quanto para você mesmo. Portanto, a intenção do resumo da sua proposta deve ser:

  • Condense o conteúdo primário;
  • Retrate os pontos primários dentro dele;
  • Certifique-se de que o leitor entenda a ideia antes de ler tudo;
  • Ajude-os a entender suas motivações.

Isso permitirá que você forneça algum contexto antes que o potencial comprador ou parceiro de negócios leia sua proposta principal. Assim, a ideia é resumir o texto com o intuito de economizar tempo para ambos os lados.

3.     Resumindo mais de uma vez

Muitas vezes, qualquer ferramenta de resumo condensará seu conteúdo apenas até certo ponto. Digamos que sua proposta principal tenha cerca de 1.000 palavras. Assim, o resumo de 33% ficaria em torno de 330-350 palavras. Agora, isso não é muito, mas pareceria demais em um e-mail ou uma mensagem.

Para evitar isso, você pode resumir mais de uma vez. Por exemplo, resuma seu texto principal uma vez e, em seguida, resuma o texto condensado mais uma vez. Então, se você fizer as contas, 1.000 palavras se transformarão em 330 palavras e, em seguida, em cerca de 85-95 palavras – o que é muito mais adequado para um e-mail.

Então, se você acha que resumir uma vez não atingiu o tamanho desejado de um resumo, você sempre pode tentar uma segunda vez. Dessa forma, você poderá economizar muito espaço e condensar muito mais o seu texto.

4.     Editando e entregando

A etapa final é editar o texto e entregá-lo. Resumir com uma ferramenta é quase perfeito, mas não 100%. Para ir esse pouco extra, você terá que editá-lo você mesmo. Assim, você precisa editar seus resumos com intenção específica, como:

  • Garantir o uso das palavras-chave corretas;
  • Edite para remover quaisquer inconsistências;
  • Edite para evitar problemas gramaticais (raramente o problema com um resumidor);
  • Edite para garantir que o conteúdo seja excelente.

Portanto, uma vez concluída a fase de edição, você terá que usar o conteúdo resumido no requisito desejado, como e-mail, mensagem direta, legenda de mídia social etc.

Conclusão

Essas são algumas das formas mais viáveis de resumir seu texto em uma proposta comercial. Portanto, certifique-se de escolher um bom resumir texto e usá-lo para condensar o texto apenas o suficiente. Em seguida, siga o restante das diretrizes mencionadas neste artigo para obter um bom resumo para sua proposta comercial.