Negócios
Wizard by Pearson e Grupo Telefônica: parceria visa capacitar estagiários em inglês
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 13/Junho/2024
- Paquito Journey, com assessoria de imprensa
A Wizard by Pearson e o Grupo Telefônica se uniram em um projeto-piloto que capacitará 20 estagiários da companhia no idioma inglês. A iniciativa faz parte de uma trilha de desenvolvimento, que tem o objetivo de qualificar esses estudantes durante o período de um ano para que possam, posteriormente, assumir um cargo em diversas áreas do grupo, como Cloud, IoT e Networking, de acordo com o desempenho profissional de cada um e com a disponibilidade de vagas. Os participantes são talentos diversos, sendo metade pessoas negras, que começaram a estagiar no grupo em setembro do ano passado.
“O inglês é uma habilidade complementar importante para os profissionais de TI que desejam ter sucesso em um ambiente globalizado e tecnologicamente dinâmico. Dominar o idioma não apenas facilita a comunicação, mas também abre portas para recursos, oportunidades de aprendizado e colaboração em todo o mundo”, afirma Anderson Estevão, Diretor Comercial de Franchising da Pearson.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Dinâmica, formato e disciplinas
Ao longo do projeto de qualificação, os profissionais serão orientados a manter foco exclusivo nos estudos a fim de alcançar as certificações relacionadas às áreas propostas. Para isso, receberão uma ajuda de custo em formato de bolsa-auxílio e terão acesso a um centro educacional.
A formação de inglês prevista pela parceria acontece por meio do Wizard On, escola virtual que oferece toda a experiência Wizard by Pearson por meio de aulas ao vivo e plataforma personalizada. Neste caso, a franquia da Vila Nova Cachoeirinha é a unidade responsável por oferecer os cursos online aos alunos do projeto. Nesta, os estudantes podem se conectar com o professor e os demais alunos, desenvolver as habilidades de escuta, leitura, escrita e fala do idioma e contar com o apoio de material didático físico. No total, serão quatro horas semanais de aulas durante um ano.
Para além do pilar de idiomas, o programa conta com parceiros como Microsoft, Cisco e Fortinet, e oferece também trilha acadêmica focada na aplicação dos cursos (com instrutores responsáveis por fazer a gestão do conteúdo); aprendizado no modelo híbrido com lives, material de apoio e aulas presenciais referentes às certificações fornecidas a outros parceiros; mentoria interna para acompanhamento do profissional (com análise de PDI), direcionamento técnico e assessoria focada para a construção do projeto.
A fim de garantir a evolução dos estudantes, a iniciativa prevê avaliações iniciais e semestrais, sprints de nivelamento com conteúdo introdutório à tecnologia e jornadas de soft skills importantes para o mercado de trabalho, como técnicas de oratória e produtividade, além do apoio dos professores, que é primordial mesmo em ambientes de aprendizagem virtual. Os docentes são capazes de guiar o processo de ensino, proporcionar motivação e engajamento aos alunos, oferecer feedback individualizado e esclarecimento de dúvidas, além de poderem avaliar o progresso de cada um de forma personalizada.
Área de tecnologia está em alta
Segundo a Skills Outlook: Employee View, pesquisa divulgada no primeiro semestre deste ano entre a Pearson, detentora da marca Wizard, e o Google, o futuro do trabalho para brasileiros está na indústria de tecnologia. Em todos os gêneros e países consultados – Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos –, as principais indústrias de interesse para os trabalhadores estão no setor de tecnologia, mas, para os brasileiros, esse número chega a 60%. Além disso, 40% dos entrevistados do País se dizem interessados em acompanhar o que o ecossistema tecnológico pode abrir de possibilidades para as suas carreiras no futuro. Três em cada quatro profissionais acreditam que as novas oportunidades estão em áreas voltadas à Tecnologia da Informação e entre as mais promissoras estão AI/Machine Learning e Codificação/Programação.
“A transformação digital tem promovido um impacto significativo no mercado de trabalho. Ela tem promovido mudanças na forma de como as empresas operam, entregam produtos e serviços e interagem com clientes e funcionários, e também tem criado oportunidades de emprego relacionadas à tecnologia. Seguindo esse raciocínio, à medida que as companhias adotam ferramentas tecnológicas avançadas, é cada vez maior a necessidade de profissionais com habilidades técnicas para implementar e gerenciar tais inovações, logo, esta parceria com o Grupo Telefônica vem ao encontro dessas novas demandas e perspectivas”, reitera Anderson.