33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

WhatsApp travando, bateria viciada: veja mitos sobre celular

Entre diversas dúvidas que surgem entre usuários de celular, algumas são mais comuns que outras. Ultimamente, três delas têm aparecido com frequência em buscadores e assistências técnicas – dizem respeito a bateria, WhatsApp travando e Mpixels das câmeras.

Leia mais:
Como criar um cartão virtual no app do Nubank
Conheça 5 aplicativos para controlar suas finanças
Como recarregar seu celular com o app do Nubank

A seguir, Juliano Fagundes, da rede de assistência Suporte Smart, responde a essas dúvidas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Deixar o celular carregando a noite toda aumenta a duração da bateria. Verdade ou mito?

Mito. A placa dos smartphones conta com controladores de cargas que regulam a tensão da bateria. Quando o aparelho chega em 100%, a energia é cortada para não danificar e aquecer o aparelho.

Mas vale um alerta: muito cuidado com os carregadores paralelos. Eles podem causar oscilação de energia no smartphone e, consequentemente, um curto circuito.

Imagens enviadas por celular que deixam o Whatsapp travando são vírus. Verdade ou mito?

Outro Mito. Algumas imagens que rodam por aí não são vírus, embora tenham a função de travar ou retardar o funcionamento do Android. Dá para chamar de malware.

Elas são enviadas propositalmente no Whatsapp. E elas são formatadas para dificultar a leitura correta, o que leva à pane do telefone.

Câmeras: quanto mais megapixel, melhor a imagem. Verdade ou mito?

Mito. A quantidade de megapixels no sensor da câmera de um celular diz respeito apenas ao tamanho  – à resolução – das fotos que serão tiradas.

A qualidade de uma foto depende de uma série de fatores, que vão além dos Mpixels. Entre eles, citam-se lente, zoom, iluminação. A excelente reportagem Por que celular com câmera de mais megapixels não significa fotos melhores, da BBC, explica muito bem esse assunto.