Streaming
De sensualidade até persona non grata: relembre videoclipes banidos pela MTV
- Créditos/Foto:Divulgação/Warner Bros.
- 22/Agosto/2024
- Bianca Bellucci
A MTV estreou nos Estados Unidos em 1º de agosto de 1981, com a ideia de incorporar a atitude rebelde do rock. Mas logo percebeu que seria difícil manter esse espírito se quisesse agradar na mesma proporção telespectadores, anunciantes e executivos. Sendo assim, o canal teve que criar diretrizes sobre o que poderia ou não ser exibido – o que resultou em uma série de proibições.
A seguir, relembre 10 videoclipes banidos pela MTV. Vale destacar que os títulos estão acompanhados das produções disponíveis no YouTube. O clique, contudo, é por sua conta e risco.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
1. Queen – Body Language (1982)
Considerado pelo Guinness World Records como o primeiro videoclipe banido pela MTV. O canal realizou a censura por achar a produção “sugestiva” demais. Inofensivo para os padrões atuais, o vídeo foi filmado em uma sauna mal iluminada e apresentava corpos suados e contorcidos, vestidos de lycra, com o vocalista do Queen, Freddie Mercury, observando a cena de perto.
2. Twisted Sister feat. Alice Cooper – Be Chrool To Your Scuel (1985)
Um videoclipe que mostra estudantes zumbis sendo sacrificados em nome do rock’n’roll. Embora a produção pareça mais com um filme de terror de baixo orçamento, a MTV justificou que a proibição estava atrelada a não querer promover a ideia de que os alunos deveriam se rebelar contra os professores.
3. Neil Young – This Note’s For You (1988)
Neil Young usou a música e o videoclipe para criticar os comerciais da época. Porém, como a MTV tinha grandes patrocinadores. como a Pepsi, não podia se dar ao luxo de alimentar relacionamentos ruins e acabou banindo o conteúdo da programação. O cantor, por sua vez, escreveu uma carta contra a MTV. Entre os insultos, destaca-se “o que significa o ‘M’ em MTV? Música [music] ou dinheiro [money]?”.
4. Madonna – Justify My Love (1990)
Em um hotel em que as pessoas vão para praticar diferentes fetiches, Madonna participa de fantasias envolvendo sadomasoquismo, bissexualidade e androginia. À época, foi banido da MTV por ser considerado quase pornográfico. Por conta disso, se tornou o primeiro videoclipe lançado em VHS. Nas prateleiras, a fita exibia uma embalagem preta por cima, para se parecer com outros conteúdos proibidos.
5. Billy Idol – Cradle Of Love (1990)
Cradle of Love foi banido por mostrar cenas do filme As Aventuras de Ford Fairlane, com o ator Andrew Dice Clay. O artista foi proibido de aparecer no canal após protagonizar um stand up misógino durante o MTV Video Music Awards de 1989. Uma nova versão, sem os trechos do longa-metragem, foi preparada e, só então, a produção saiu da lista negra de videoclipes banidos pela MTV.
6. Sepultura – Arise (1991)
Arise ajudou a levar o nome da banda brasileira para o mundo e foi responsável por lançá-la como uma das mais novas potências do metal, mas seu videoclipe nunca chegou à MTV. Isso porque imagens de indivíduos com máscaras de gás pregados em cruzes e visuais gráficos que remetiam a Jesus Cristo, com corpos e mãos ensanguentados, foram suficientes para o canal proibir a produção.
7. Nine Inch Nails – Closer (1994)
Alguns se chocaram por suas imagens religiosas; outros, por suas perversões sexuais. O videoclipe de Closer apresenta desde macacos sendo crucificados até mulheres nuas presas com cordas. Também tem crânios e baratas por todos os lados. De forma geral, mistura religião, sexualidade, loucura e horror. Foi banido da MTV, mas, posteriormente, uma versão extremamente reduzida e censurada passou a fazer parte da programação.
8. Enrique Iglesias – Sad Eyes (2000)
Dirigido por David LaChapelle, este videoclipe é tão sensual quanto o próprio cantor latino. Desempenhando o papel de uma estrela pop solitária, Enrique Iglesias pinta um retrato da vida na estrada que inclui pegar prostitutas, ligar para chats de sexo, escalar postes e muita masturbação. O conteúdo foi considerado picante e colocou a produção na lista de videoclipes banidos pela MTV.
9. The Smashing Pumpkins – Try, Try, Try (2000)
Este videoclipe da banda The Smashing Pumpkins segue um casal viciado em heroína e a jornada difícil e triste que eles percorrem para conseguir mais drogas. A produção foi considerada muito crua e real para a MTV. Tanto que o canal não achou que seria correto expor os espectadores a ela – especialmente com o vídeo original tendo 15 minutos de duração.
10. Foo Fighters – Low (2002)
David Grohl e Jack Black são os protagonistas desse videoclipe. Eles interpretam versões caipiras de si mesmos e encontram-se em um hotel para se divertir um pouco. Começa com uísque e queda de braço, mas logo muda para algo diferente, quando os dois homens vestem lingerie e peruca. A MTV considerou o rumo da história inaceitável e retirou o vídeo da programação.