33Giga Tecnologia para pessoas

Aleatório.tech

Tudo sobre o VAR na Copa América

O Árbitro Assistido por Vídeo – popularmente conhecido como VAR – estará, mais uma vez, presente na Copa América. Aclamada por alguns e criticada por outros, essa tecnologia aparece mais uma vez para auxiliar os juízes ao longo de suas partidas e evitar polêmicas.

Não é a 1ª vez que o VAR é anunciado na Copa América. A primeira edição da competição em que a tecnologia de vídeo foi anunciada pela CONMEBOL foi em 2019, quando o torneio foi realizado no Brasil.

Desde então, o VAR esteve presente também na edição de 2021. Naquele ano, a CONMEBOL chegou a divulgar números da tecnologia de vídeo. De acordo com a organizadora da Copa América, o tempo de checagem por jogo não ultrapassou os 3 minutos.

Outro ponto destacado pela CONMEBOL foi o fato do VAR ter acertado em 100% das decisões de impedimento. Isso fez com que essa tecnologia ganhasse força para estar presente, também, na Copa América de 2024.

O começo no centenário da Copa América

Os primeiros testes do VAR no futebol foram em 2016. Mas foi somente no dia 3 de março de 2018 que essa tecnologia foi efetivamente implementada nos jogos de futebol. Desde então, ela vem sendo utilizada em várias ligas, incluindo o Brasileirão, Premier League.

A segurança que o VAR traz para as decisões em campo fazem com que ele seja visto como uma ótima alternativa. Alguns críticos, por sua vez, dizem que é necessário mais treinamento para os profissionais que utilizam essa tecnologia.

Independentemente de qual lado você estiver, a verdade é que o VAR entra como uma importante ferramenta para evitar polêmicas como a que aconteceu na Copa América Centenário.

Naquela edição, realizada em 2016, o Peru eliminou o Brasil na fase de grupos ao vencer por 1 a 0. O gol dos peruanos foi marcado por Raul Ruidiaz. O problema do gol marcado pela seleção peruana foi que ele foi de mão.

Naquele jogo, Andrés Cunha era o árbitro e validou o gol dos peruanos, causando uma enorme frustração e irritação nos jogadores brasileiros. Lances como esse acabaram não mais acontecendo nas edições subsequentes a Copa América Centenário graças, também, ao VAR.

Gerido pela Mediapro e Savana Comunicações

A tecnologia do VAR na Copa América de 2021 foi de responsabilidade da Mediapro com a Savana Comunicações. Ambas as empresas foram responsáveis pela execução e configuração do Árbitro Assistido por Vídeo nos 5 estádios brasileiros em que a competição ocorreu.

Os produtos Clear-Com foram configurados de diferentes maneiras ao longo da Copa América. O objetivo da configuração foi atender aos requisitos da CONMEBOL. Algumas tecnologias utilizadas pela Savana, em parceria com a Mediapro, foram:

  • Eclipse HX Digital Matrix System;
  • FreeSpeak II Digital Wireless Intercom; e
  • ClearCom Encore Analog Partyline.

Um dos principais desafios de configurar o VAR na Copa América é garantir uma comunicação eficiente com a menor latência possível. Aspectos como áudio e imagens precisam estar claros para que as decisões possam ser tomadas da melhor maneira possível.

Impactos do VAR na audiência da Copa América

A adoção do VAR na Copa América tem diversos impactos nas decisões em campo. Porém, também impacta quem assiste aos jogos dessa competição ao vivo nos estádios, bem como de casa.

Um ótimo exemplo são os apostadores que acompanham partidas ao vivo. Pode ser que você faça uma aposta na Copa América enquanto um lance está em revisão em campo. Dependendo de qual for a decisão do árbitro, tudo pode mudar em seu palpite.

Outro ponto que também tem impacto direto em quem assiste aos jogos de futebol com VAR é o total de acréscimos dados pela arbitragem. Afinal, como a decisão em campo leva mais tempo para ser tomada, o tempo extra também acaba sendo maior.

Há vários cenários em que o VAR impacta em quem assiste aos jogos da Copa América. Entretanto, é fato que, desde a sua chegada, o número de polêmicas na competição diminuiu drasticamente.

Resta saber se tudo continuará transcorrendo bem também nas próximas edições. No que depender da tecnologia, ela já está estabelecida e tem tudo para ajudar, desde que seja bem utilizada.