33Giga Tecnologia para pessoas

Carros & Mobilidade

Vale a pena ter um carro por assinatura?

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 14/Março/2023
  • Da Redação, com assessoria

A assinatura de veículos é uma modalidade de locação que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. De modo geral, as principais diferenças entre alugar e comprar um automóvel estão no fato de estar sempre de carro zero quilômetro, de não se preocupar com manutenções, seguro, IPVA ou depreciação do carro, além de haver um contrato com prazo pré-determinado, que varia entre um e quatro anos, e a definição de um valor fixo mensal que será pago pelo cliente, bem como na franquia de quilometragem máxima que poderá ser rodado.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Embora as vantagens pareçam ser tentadoras, qual a melhor escolha: aproveitar só o lado bom de ter um carro zero sempre na garagem ou comprar um veículo próprio? O aluguel está ganhando espaço em todos os setores e com potencial de crescimento. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), até o mês de outubro de 2022, a modalidade de carro por assinatura cresceu cerca de 21%, totalizando mais de 110 mil  locações.

Para o educador financeiro e especialista em investimentos Eric Zapparoli, a modalidade de carro por assinatura é uma boa oportunidade para quem deseja quer ter um veículo e ainda economizar com a manutenção. “Em geral, as locadoras cobram de seus veículos por ano cerca de um terço daquele mesmo modelo se fosse zero quilômetro. A principal diferença é que o carro por assinatura é sempre novinho. Por isso, a melhor opção para determinar se vale a pena ou não o aluguel é colocar na ponta do lápis as condições de compra de um mesmo modelo e as condições do aluguel e comparar qual se encaixa melhor no orçamento”, destaca.

Quer investir em criptomoedas de forma confiável? Clique aqui e compre na Bit2Me

Ainda de acordo com Zapparoli, embora o carro por assinatura ainda seja novidade no Brasil, o consumidor que não tem o valor total para a compra de um veículo deve avaliar a modalidade. “O aluguel sairá mais em conta porque os juros cobrados no Brasil são extremamente altos e, no final, o financiamento poderá pesar negativamente no bolso do consumidor. Uma dica para quem vai escolher um automóvel por assinatura é deixar investido aquele valor que seria gasto com a manutenção, por exemplo”, orienta o educador financeiro.

Em resumo, o especialista acredita que ter um carro por assinatura só é mais vantajoso, principalmente, para pessoas que não irão percorrer grandes distâncias mensalmente. “Tudo depende dos objetivos com o veículo, por exemplo, se será utilizado diariamente para percorrer altos trajetos ou se irá utilizar somente aos fins de semana percorrendo distâncias menores. Antes de alugar ou comprar é preciso fazer um planejamento financeiro para decidir sobre a melhor opção”, finaliza Zapparoli.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10