Ciência
Unhas fracas? 5 dicas para mantê-las fortes e saudáveis
- Créditos/Foto:Divulgação/Sua Hora Unha
- 14/Agosto/2024
- Bianca Bellucci, com assessoria
Unhas fracas e quebradiças estão entre os principais pesadelos das mulheres. Muitas sofrem com estas condições e procuram soluções para reverter a situação. A CEO da Sua Hora Unha, Paula Faria, revela que o segredo para manter a saudabilidade e força começa com cuidados simples no dia a dia. “Para evitar a descamação ou aquela pontinha que fica arranhando até prender em alguma linha ou mesmo no cabelo e quebrar de vez, é preciso uma atenção especial com as mãos e cutículas. Por isso, o tratamento envolve todo o conjunto para que os resultados apareçam.”
Não existe base milagrosa, cerinha ou óleo que dê força da noite para o dia. Unhas fracas normalmente indicam falta de vitaminas, como a D, e de minerais, como o Zinco. Por isso, é imprescindível uma consulta com dermatologista. Além disso, uma alimentação balanceada fará toda a diferença para dar adeus à fragilidade e descamação.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Paula preparou cinco dicas que potencializam os cuidados diários. Confira:
1. Cutículas amigas
Manter a hidratação dessa região em dia é fundamental para a saúde e fortalecimento das unhas. Atualmente existem no mercado ceras e canetas com óleo específicos para essa área das mãos. “Quando as cutículas estão secas ou machucadas, elas podem causar enfraquecimento. Por isso, é importante dar atenção especial para elas. Além disso, é importante lembrar que essa pele serve para proteção, então não é recomendado que a tire profundamente, evitando, assim, a proliferação de bactérias. Prefira empurrar e retirar o excesso apenas”, aconselha a especialista.
2. Mãos macias
Elas são uma das partes do corpo que mais usamos diariamente, além de ressecarem facilmente, principalmente em contato com ar-condicionado e produtos químicos como detergentes. “É importante passar um creme hidratante sempre que possível durante o dia. Deixe o seu favorito na sua mesa de trabalho, carregue na nécessaire ou até mesmo na cabeceira da cama para lembrar de usá-lo. Aqueles com óleos e ureia em sua fórmula são excelentes para hidratação intensa”, indica a CEO.
3. Lixa, lixa e lixa
Este ato serve para remover as partes irregulares das unhas. Neste caso, o formato pode influenciar no resultado do tratamento. Atualmente, o amendoado é o favorito da maioria porque não criam aquelas pontinhas laterais que agarram em tudo e acabam ocasionando a quebra. “Não use força para lixar suas unhas e evite também movimento de um lado para o outro, pois correrá o risco de danificar suas fibras”, explica Paula.
4. Não esqueça da base
Estes produtos são essenciais para criar resistência, principalmente as fortalecedoras. “Mesmo que você não vá pintar, mantenha sempre com uma base para elas não lascarem. Além de tudo, elas ajudam também a evitar que a pessoa roa, o que contribui para o fortalecimento”, conta Paula.
5. Manicure em dia
Criar uma rotina em que você visite a manicure e pedicure semanalmente ou quinzenalmente, além de manter as unhas bonitas, também auxilia na saudabilidade delas. “As profissionais e os produtos oferecidos e usados nos estabelecimentos reforçam o tratamento impedindo que se tornem quebradiças. Além disso, caso não esteja lixando ou cortando regularmente e da maneira certa, com certeza, a especialista te ajudará nesse quesito, respeitando o tamanho desejado”, finaliza a CEO.