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Aeronaves elétricas: Uber faz parceria com arquitetos para desenvolver "aeroportos" sustentáveis
No II Encontro Anual Uber Elevate, seis empresas líderes de arquitetura e engenharia apresentaram os primeiros projetos para os uberAIR Skyports — como serão chamados os locais de decolagem e pouso para aeronaves elétricas eVTOL —, serviço de aviões da Uber. Esses projetos conceituais marcaram os primeiros passos para a criação de uma infraestrutura para operação do uberAIR em escala, dentro e ao redor das cidades.
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A partir da avaliação de dezenas de propostas, foram selecionados seis conceitos que demonstram um alto grau de realismo e viabilidade técnica. Os finalistas são: Gannett Fleming, BOKA Powell, Humphreys & Partners Architects, Pickard Chilton trabalhando com Arup, Corgan e The Beck Group.
Os Skyports serão projetados para suportar pouso e decolagem do uberAIR em locais movimentados, como um estádio ou um teatro. Os conceitos devem suportar o transporte de mais de 4.000 passageiros por hora em uma área de 3 acres e devem atender às exigências ambientais e de ruído. Além de garantir que os VTOLS 100% elétricos sejam capazes de fazer recargas entre as viagens com menor impacto possível nas comunidades próximas.
Conheça os seis projetos finalistas:
Gannett Fleming – “The PAW”
Inspirado pela natureza, o conceito da Gannett Fleming inclui plataformas de pouso semelhantes a uma pata. O projeto suportaria 52 eVTOLS por hora, por módulo, em uma estrutura escalável que poderia viabilizar mais de 600 chegadas e partidas e 4.000 pessoas por hora até 2028.
O projeto usa robôs para girar as aeronaves eVTOL em 180 graus em seus módulos de estacionamento, posicionando-as para taxiar para decolagem imediata. Tendo a sustentabilidade em mente, o Skyport inclui receptores fotovoltaicos e concreto transparente para permitir a recarga solar, e paredes sólidas com defletores acústicos para permitir a passagem do vento e minimizar os impactos de ruídos.
Pickard Chilton e Arup – “Sky Tower”
O projeto da Pickard Chilton e Arup é estimulado pela função, criando uma forma que apoiaria, aumentaria e talvez “elevasse” a marca Uber. Um único módulo permite 180 pousos e decolagens por hora, acomodando 1800 passageiros em momentos de pico, a cada hora, por módulo. Os módulos podem ser combinados vertical e horizontalmente para permitir que o Skyport se adapte à paisagem da cidade.
Corgan – “CONNECT”
O CONNECT da Corgan é um conceito futurista de Mega Skyport, projetado para corrigir o modo como estradas e rodovias dividiram as cidades modernas. O projeto do Skyport pode comportar 1000 pousos por hora.
O projeto da Corgan está sincronizado com as redes de estradas implantadas para redirecionar a infraestrutura existente e familiar. E assim criar novas artérias de deslocamento que podem comportar a taxa de tráfego mais alta necessária para a adoção em massa.
Ao unir as divisões que as rodovias deixaram na malha urbana, o CONNECT busca reconectar as comunidades e proporcionar uma oportunidade comercial e social para os bairros. Ao mesmo tempo em que proporciona maior acesso ao transporte aéreo urbano.
Humphreys & Partners – “Uber Hover”
O conceito de Skyport da Humphreys & Partners é baseado em um modelo de colmeia prototípica. Semelhante aos padrões de voo da abelha, de e para uma colmeia, as aeronaves replicam a mesma função, mostrando várias portas de entrada e operação. O projeto acomoda 900 passageiros por nível, por hora, e utiliza materiais sustentáveis para criar um ecossistema que produz a própria energia e retribui para a área circundante.
The Beck Group – “The Hive”
O Skyport do Beck Group tem como inspiração os hubs de transporte do passado e a beleza da forma hexagonal encontrada nas colmeias criadas pelas abelhas. Os eVTOLs, assim como as abelhas, voam para longe da colmeia e retornam em um ciclo de atividade sem fim. A forma é flexível e escalável para acomodar 150 decolagens e pousos por hora, e pode ser dimensionada para até 1.000 viagens por hora.
BOKA Powell – “Protótipo Skyport”
O Skyport da BOKA Powell se inspira na dinâmica do voo e pode acomodar 1.000 decolagens e pousos. A estrutura é flexível e permite uma reversão da operação para se ajustar à mudança de vento e pode suportar um tempo médio de decolagem inferior a 3 minutos.
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