Carros & Mobilidade
Uber Moto em São Paulo: serviço é suspenso por tempo indeterminado
- Créditos/Foto:Divulgação/Uber
- 31/Janeiro/2023
- Bianca Bellucci
A Uber confirmou, nesta segunda-feira (30), a suspensão do serviço Uber Moto em São Paulo. É válido destacar que a decisão ocorre 25 dias após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) assinar um decreto municipal que proibia a modalidade. E ela só foi acatada porque, há cinco dias, o político disse que a empresa sofreria consequências jurídicas por desrespeitar a ordem.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
O Uber Moto em São Paulo foi lançado no último 5 de janeiro. A prefeitura entrou com o pedido de suspensão no mesmo dia. O veto à modalidade ocorre por falta de regulamentação. Para poder disponibilizá-la, foi criado um Grupo de Trabalho, que visa discutir sobre a segurança dos passageiros que usam mototáxi. Não há previsão para o estudo municipal ser concluído.
Em sua defesa, a Uber explicou que, durante 25 dias, testou o serviço em áreas mais afastadas do centro paulista e em horários específicos. Segundo a empresa, nenhum acidente foi registrado no período. Além disso, apontou que a suspensão ocorreu em comum acordo com a Prefeitura de São Paulo.
Amparado em legislação federal, o serviço de viagens com motocicletas da Uber está presente no Brasil desde novembro de 2020, quando desembarcou em Aracaju (SE). Atualmente, está disponível em mais de 160 municípios.
É importante ressaltar que a suspensão não é válida somente para o Uber Moto em São Paulo. A prefeitura informou que a 99, que havia anunciado seu mototáxi a partir desta terça-feira (31), também desistiu de disponibilizar o serviço.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga