33Giga Tecnologia para pessoas

Aleatório.tech

Três meses com o Windows 10: vale a pena atualizar?

Lançado em julho de 2015, o Windows 10 chegou ao mercado cercado de promessas da Microsoft. Após a versão 8 não ser bem atendida pelo público, a empresa decidiu mudar a interface que lembrava versões móveis, partindo para algo mais similar ao Windows 7, mas sem abandonar completamente os elementos do Windows 8.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Os computadores que rodavam a versão 7 ou 8 do Windows podem receber gratuitamente a atualização até julho de 2016, quando o sistema completará um ano de lançamento. Porém, podem haver incompatibilidades em algumas máquinas. Para saber se seu dispositivo é compatível visite este site da Microsoft, clicando aqui.

A nova versão foi avaliada em um notebook Lenovo G460, que conta com memória RAM de 4GB, processador Intel Core i3 de 2,53 GHz e armazenamento interno em um HD de 320GB.

Prós e contras Windows 10

Sistema Operacional: Windows 10 Home 32 bits
Porque atualizar: interface familiar, sistema de buscas mais eficiente, loja de aplicativos excelente
Porque não atualizar: erros frequentes, parece estar em desenvolvimento, alguns programas podem não ser compatíveis com o sistema:
Site oficial: https://goo.gl/ugbS4c

Identidade familiar
Após três meses de convívio diário com o Windows 10, as impressões são um misto de satisfação e decepção. O sistema não é uma ruptura do que os usuários de desktop estão acostumados, como foi no Windows 8, mas uma evolução do conceito que acompanhou o sistema operacional mais popular até a versão 7.

Há novidades interessantes, como a possibilidade de pesquisar qualquer coisa diretamente na barra de tarefas. Seja para achar um programa ou função escondida, ou para pesquisar na web qual o melhor restaurante para um jantar, a ferramenta executa bem sua função, embora utilize o Bing para executar as buscas na web.

Outra função interessante é a loja de aplicativos. Herança do Windows 8, existem diversos aplicativos próprios para o sistema que podem ser instalados. Jogos, apps para produtividade, clientes de e-mail ou Twitter, e até a Netflix, podem ser encontrados na loja do Windows 10.

Mas nem tudo são flores no novo sistema. Toda a equipe do 33Giga enfrentou problemas com a barra de tarefas do Windows 10. Ao ligar o computador, nada nela funciona, nem mesmo o menu iniciar. Em alguns casos, nem mesmo reiniciar o sistema deu certo, sendo preciso repetir diversas vezes o processo para corrigir o problema.

Outros problemas enfrentados na redação foram com as portas USB, que param de funcionar de uma hora para a outra, o wallpaper da área de trabalho, que sumiu e ficou um fundo preto e o sistema abrir outro programa ao selecionar uma pasta, e não ela diretamente.

Vale a pena?
A decisão de atualizar ou não o sistema é completamente pessoal. É difícil afirmar o que é melhor, mas a impressão que passa é que o Windows 10 ainda não está maduro. Por mais que existam novidades interessantes, e a Microsoft esteja se dedicando na missão de tornar o sistema melhor, ainda existem muitos detalhes para evoluir no sistema.

Caso o usuário opte pela atualização, o recomendado é fazer um backup completo de todos os seus arquivos, para evitar que qualquer coisa se perca durante o processo. Também é bom estar ciente de todos esses problemas, que podem atingir qualquer pessoa, embora não seja nada muito grave. No mais o Windows 10 agrada, e talvez com pequenas atualizações pontuais ele possa se tornar um sistema tão bom e estável quanto o Windows 7.