Apps & Software
O futuro dos eventos é a tokenização?
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 08/Agosto/2023
- Da Redação
*Por Diego Guareschi // A pandemia impactou setores no mundo todo, e para as empresas sobreviverem no mercado a saída encontrada foi investir ainda mais em tecnologia. De fato, alguns segmentos foram mais afetados do que outros devido às restrições de distanciamento social.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O setor de eventos, por exemplo, que sempre ofereceu uma experiência presencial, teve que se adaptar a essa nova realidade e aderir uma proposta muito mais digital, inovadora e tecnológica aos participantes. Hoje, totalmente de volta a ativa, é notório a forte presença tecnológica nos eventos presenciais.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies
E por falar em tecnologia, como a tokenização se tornou o futuro dos eventos?
O que muitos ainda não sabem é que a tecnologia blockchain tem grande qualificação para ser aplicada em vários setores sendo uma importante ferramenta para automatizar e inovar modelos de negócios.
Em eventos online ou presenciais, o uso na emissão de ingressos por meio da tokenização oferece a oportunidade do participante adquirir um token e com esse ativo digital é possível trocar por algo que terá na agenda do evento, como por exemplo o acesso a uma outra palestra, a fim de criar uma experiência imersiva.
A tecnologia blockchain abre oportunidades para todos os envolvidos no evento e sua grande vantagem é proporcionar uma experiência personalizada e segura. Aos planejadores do evento, é possível mapear dados mais aprofundados desde quem participou do evento, quais temas tiveram mais destaques e até por onde transitaram.
Informações valiosas armazenadas na rede blockchain podem dar insights para melhorar o evento no futuro. De acordo com o estudo da Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, 83% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados se isso resultar em uma experiência mais personalizada.
Segundo o estudo de 2022 da MarketsandMarkets Research, plataforma de inteligência competitiva e pesquisa de mercado, apontou que o setor de tokenização atingiu valor de mercado de US$ 2,3 bilhões em 2021. Até 2026 a expectativa é de crescimento de 148%, atingindo US$ 5,6 bilhões em valor. Os números são a prova que a tokenização tem ganhado cada vez mais apreço no mercado.
No setor de eventos, ainda reforço como a tecnologia pode ser benéfica, com ela é possível garantir a autenticidade e exclusividade do ingresso, além disso a digitalização desempenha um papel fundamental para a sustentabilidade, principalmente em não ter ingressos físicos ou qualquer interação que tenha algum gasto energético.
Por fim, a tecnologia sem dúvidas é o ponto chave para se manter no mercado e inovar. Com um consumidor muito mais exigente, o novo papel dos eventos é investir em experiências personalizadas. O que posso afirmar é que a adoção da tokenização veio para ficar, não só nos eventos, mas em diversos setores que desburocratizaram processos e descobriram novos modelos de negócios levando seus ativos para o ambiente digital.
—
*Diego Guareschi é CMO da Hathor