Tags

Corporativo

5 vantagens de criar um token para o seu negócio

Créditos: DepositPhotos
12 dezembro, 2023
Da Redação

Segundo relatório divulgado em junho deste ano pela Bernstein existe um potencial de crescimento de mercado de tokenização podendo chegar a aproximadamente US$5 trilhões até o ano de 2028.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Além disso, pesquisa divulgada pela consultoria Celent, junto ao banco americano BNY Mellon, afirma que 91% dos investidores corporativos pretendem realizar investimentos em ativos tokenizados.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

A tokenização aparece como uma ferramenta de alto potencial para impulsionar os negócios em diferentes setores.

“A tecnologia pode ser aplicada em várias indústrias e em qualquer tipo de negócio, sendo uma importante ferramenta para automatizar e inovar modelos de negócios”, explica Diego Guareschi, CMO da Hathor Labs.

“A criação de tokens representa um avanço significativo para as empresas, abrindo portas para novas oportunidades de crescimento. Mas ressalto que é importante atentar-se às regulações de cada país já que alguns tipos de tokens podem ser considerados ativos mobiliários”, completa.

Para isso, Diego listau cinco vantagens importantes de criar um token para impulsionar o seu negócio.

Acessibilidade

A tokenização pode dar acesso a ativos de alta performance, que antes só estavam disponíveis para grandes investidores institucionais. A capacidade de tokenizar ativos permite que uma quantidade maior de investidores participe de mercados anteriormente restritos, aumentando assim as oportunidades de investimento.

Além disso, o blockchain permite a tokenização de ativos tangíveis e intangíveis, como propriedades, ações, arte, entre outros. Isso pode abrir novas oportunidades de investimento e liquidez, permitindo que empresas diversifiquem suas fontes de financiamento e atraiam investidores de diferentes partes do mundo.

Eficiência

Com processos mais eficientes e menos intermediários, as empresas podem experimentar uma redução significativa de custos. A eliminação de papelada, a necessidade de reconciliações frequentes e os atrasos decorrentes de processos manuais podem resultar em economias substanciais ao longo do tempo.

“Eliminar intermediários que muitas vezes não são necessários, otimiza os processos de transação e gera uma redução de custos, resultando em um ambiente de negócios mais dinâmico e vantajoso”, explica Diego.

Transparência

As informações referentes a um token ficam salvas na Blockchain, assim, as movimentações podem ser conferidas e estão protegidas contra fraudes.

A rastreabilidade das transações é permitida através da tecnologia blockchain, que aumenta a transparência e confiança nos negócios, contribuindo para um ambiente de maior segurança e confiabilidade para todas as partes envolvidas.

“O blockchain é conhecido por sua capacidade de criar registros imutáveis e transparentes. Isso significa que as transações e atividades da empresa podem ser registradas de forma confiável e verificável, reduzindo a necessidade de intermediários e garantindo que as informações sejam precisas e seguras. Isso fortalece a confiança entre as partes envolvidas, sejam elas clientes, parceiros ou investidores”, comenta o executivo.

Segurança

As transações são gravadas na blockchain, um sistema seguro que gera dados imutáveis. Ao utilizar a tecnologia blockchain, as empresas podem garantir um nível mais elevado de segurança e proteção contra atividades criminosas, entregando aos usuários uma base confiável para conduzir operações financeiras.

Diego ressalta, ainda, a importância da segurança quando se fala de tecnologia. “Uma das grandes qualidades do blockchain é a segurança, isso com certeza tem chamado atenção das empresas.”

Divisibilidade

Um ativo pode ser dividido em diversas partes e cada token pode representar uma pequena parcela deles, permitindo que existam posses fracionárias de itens de alto valor.

A capacidade de dividir ativos em tokens menores permite que investidores de diferentes capacidades financeiras participem de investimentos que antes eram inacessíveis, promovendo assim uma maior inclusão e diversificação no mercado de investimentos.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.