33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Tinder do emprego: app visa unir empresas e candidatos ideais via "match"

  • Créditos/Foto:Divulgação
  • 06/Maio/2016
  • Da Redação, com assessoria

O app Prolancer, da plataforma de emprego de mesmo nome, visa unir candidatos e empresas por meio de um “encontro perfeito”. A novo aplicativo, disponível para Android e iPhone, funciona por meio de um algoritmo que cruza as preferências do candidato às vagas que atendam a determinados requisitos – por isso, sua desenvolvedora chama de “Tinder do emprego”.

Interface do app Prolancer I Divulgação
Interface do app Prolancer I Divulgação

O Prolancer é gratuito e tem como ponto forte a facilidade de uso. Ao usuário, bastam poucos toques na tela do smartphone no momento de escolher a “oferta perfeita”. Isso é possível graças ao algoritmo que funciona com base em categoria, subcategoria e localização do candidato. Quanto mais o usuário usa o aplicativo, mais as informações são “afinadas”, o que garante oportunidades de trabalho cada vez mais adequadas às buscas do profissional.

Para aceitar, recusar e saber com qual oportunidade houve um “match” bastam alguns movimentos dos dedos. Para candidatar-se a uma vaga, é preciso apenas deslizar o dedo para a direita. Já quando a oferta não atender ao desejo do candidato é só empurrar para a esquerda. Também é possível verificar sugestões, fazer buscas de ofertas, acompanhar as candidaturas realizadas e fazer alterações no cadastro. Já procedimentos como edição detalhada do perfil ou inserção de portfólio devem ser feitos utilizando a versão web da plataforma, assim como troca de mensagens com possíveis empresas interessadas no trabalho do profissional.

A plataforma, que conta hoje com mais 130 mil profissionais cadastrados no Brasil e mais de 18 mil empresas em seu portfólio, tem como foco vagas direcionadas aos profissionais de áreas cujo trabalho pode ser feito de qualquer lugar pelo computador, como por exemplo, programadores, web designers, tradutores, redatores etc. Outra novidade é que o aplicativo permitirá ao usuário encontrar ofertas de emprego, e não somente vagas freelancers, uma nova estratégia de mercado adotada pela startup no final do ano passado e que ampliou de forma significativa as oportunidades oferecidas pela plataforma.