Negócios
4 dicas para aproveitar melhor o TikTok nas vendas online
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 21/Janeiro/2025
- Da Redação, com assessoria
Os empreendedores já entenderam que precisam marcar presença nas redes sociais e outras plataformas para se conectar com o público e aumentar as vendas. Uma excelente forma de fazer isso é por meio do TikTok. Para se ter uma ideia do poder da plataforma, um relatório de tendências de consumo de 2025 da Coefficient Capital e do jornalista Dan Frommer, do boletim The New Consumer, apontou que o TikTok Shop ultrapassou gigantes do varejo, como Shein e Sephora, na preferência dos consumidores nos Estados Unidos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Em 2024, o TikTok triplicou o desempenho obtido na Black Friday do ano anterior. Segundo o estudo, a plataforma já atraiu mais de 500 mil vendedores nos Estados Unidos e alcançou US$ 100 milhões em vendas no dia que é considerado o de maior movimento do ano.
“Existem diversas empresas, de diferentes portes, que se consolidaram e multiplicaram o faturamento graças ao TikTok. Tudo com estratégias bem mais simples do que pode parecer”, ressalta Ana Clara Magalhães, senior manager de aquisição da escola Ecommerce na Prática.
Ela explica que as pessoas estão acostumadas com a ideia de abrir um negócio e só então ingressar nas mídias sociais para atrair clientes. No entanto, o poder de alcance do TikTok faz com que seja possível já consolidar uma audiência e gerar desejo em cima de um produto antes mesmo da loja abrir – e com baixo investimento.
“É possível apostar em mostrar o processo de criação da loja, os bastidores do negócio e os produtos que você vai vender, de modo que possa já se conectar com a comunidade antes mesmo do lançamento. E, embora não seja obrigatório, ainda pode potencializar isso usando o TikTok Ads, enquanto cria uma base quente para sua estratégia de performance”, afirma Ana Clara.
A seguir, ela dá outras dicas para começar a usar a ferramenta em prol do seu negócio. Confira:
1. Conheça a plataforma
Cada plataforma de mídia tem um perfil diferente de funcionamento, e o TikTok é bastante singular em seu potencial de alcance porque valoriza a história que está sendo contada e não necessariamente o autor e o número de seguidores. Com um storytelling bem direcionado, é possível conquistar consumidores e defensores para sua marca de forma orgânica. Isso ocorre porque a entrega de conteúdo é diferente das outras redes sociais, que dependem mais das suas conexões.
2. Encontre sua comunidade
O TikTok foi desenhado para entender sinais de interesse e distribuir os conteúdos para os grupos de pessoas que têm essas preferências em comum. Por lá, esses grupos são conhecidos como “comunidades”, como a de booktok, por exemplo, que reúne fãs de livros. Nem sempre elas têm um nome específico, mas todas possuem comportamentos e modelos de conteúdo que são mais consumidos entre as pessoas que se interessam por aquele tema. Por isso, entender sua comunidade será essencial para potencializar as vendas na plataforma.
Para entender como seu nicho se comporta dentro da plataforma, pesquise conteúdos e comunidades usando as palavras-chave que mais têm a ver com seu negócio. Essa estratégia vai te ajudar a compreender o que possíveis clientes e defensores da marca estão consumindo, engajando e falando a respeito do universo em que sua marca está inserida
3. Crie de conteúdos nativos
Um dos maiores erros que as marcas podem cometer é simplesmente reutilizar conteúdos de outras plataformas, sem considerar as particularidades do TikTok. Para criar conteúdo eficaz, é essencial entender a cultura da plataforma, que valoriza autenticidade e espontaneidade. Esqueça os vídeos superproduzidos e aposte no simples e genuíno – vídeos de bastidores, que narram o dia a dia do negócio, podem ser muito bem recebidos, por exemplo. Além disso, foque em falar a língua da comunidade, capturar a atenção rapidamente e ser envolvente do início ao fim.
4. Aposte no marketing de influência
Não é obrigatório, mas trabalhar em parceria com criadores de conteúdo do seu nicho e de segmentos complementares é uma estratégia que dá resultados. Eles funcionam como porta-vozes da sua marca, ampliando seu alcance, mostrando seu produto e gerando o desejo de compra entre os próprios seguidores. E isso não significa apenas apostar em grandes personalidades. Você pode fechar parcerias com criadores menores, mas que têm relevância dentro do seu nicho, como a loja UTAN e a Belas Garden fazem.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10