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A importância dos testes de personalidade em processos de recrutamento

Contratar um candidato inadequado para o cargo pode sair caro para uma empresa, tanto em termos financeiros quanto em termos de produtividade e moral da equipe. Nesse contexto, a utilização de testes de personalidade durante o processo de seleção emergiu como uma estratégia eficaz para identificar pessoas que não só têm as habilidades necessárias, mas também sustentam a cultura organizacional e possuem as competências emocionais necessárias para ocupar a vaga em questão.

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Segundo o relatório “O futuro do recrutamento 2024”, elaborado pelo LinkedIn Talent Solutions, com profissionais de recrutamento e líderes do mundo, 54% dos entrevistados acreditam que a qualidade na contratação é o principal tópico que vai transformar o recrutamento nos próximos cinco anos, sendo a comunicação (77%), a criação de relacionamentos (72%), a capacidade de adaptação (63%), a resolução de problemas (62%) e o pensamento crítico (61%) as competências interpessoais mais relevantes para os recrutadores no futuro.

A Mapa HDS, plataforma de ciências humanas que possui instrumentos para entender as pessoas e a sua relação com o trabalho, está à frente do mercado ao desenvolver o Teste de Personalidade Mapa, que propõe identificar os principais fatores que os recrutadores consideram na hora da contratação.

De acordo com Nayara Teixeira, diretora de Operações e Produto da empresa, a utilização desse recurso é uma forma de aumentar a assertividade dos processos. “Ao identificar candidatos que têm maior probabilidade de se destacar no trabalho e se integrar bem à equipe, as organizações podem reduzir significativamente os custos associados à contratação de pessoal inadequado, pois a nossa solução pode fornecer dados concretos sobre o ajuste do candidato ao papel e à cultura da empresa”, afirma.

O Teste de Personalidade Mapa é 100% digital. Entre as escalas avaliadas, estão o foco, a ordem e o dinamismo nas atividades; a capacidade de gestão, empreendimento e interação com as autoridades; a habilidade de autogestão e vitalidade emocional; a energia e as habilidades e os riscos corporais; e os vínculos, a civilidade, o afastamento e a composição de imagem, que compõem os atributos para os relacionamentos interpessoais.

Além de ajudar na seleção inicial de candidatos, os testes de personalidade também podem ser valiosos para o desenvolvimento profissional contínuo dos funcionários. “Ao entender melhor as características psicológicas dos colaboradores, os gestores podem adaptar sua abordagem de liderança ao fornecer treinamento personalizado para maximizar o desempenho deles e o entendimento da saúde emocional da equipe. Isso pode levar a uma equipe mais eficaz e produtiva, gerando resultados positivos para a empresa como um todo”, explica Nayara.