33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Teste de Bechdel: site aponta representatividade feminina em filmes

A indústria cinematográfica é predominantemente masculina. Prova disso é que apenas 23,3% dos filmes possuem uma protagonista e somente 9,1% das produções hollywoodianas são dirigidas por mulheres. Os dados são de uma pesquisa do Geena Davis Institute. Como forma de questionar, contestar e cobrar essa presença feminina no cinema existe o Teste de Bechdel.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Em 1985, a cartunista Alison Bechdel lançou uma tirinha ironizando os filmes de Hollywood, que costumam representar mulheres de forma estereotipada e clichê. No conteúdo, a personagem principal diz que só assiste a títulos que atendam aos seguintes critérios:

  1. Tenham ao menos duas personagens femininas com nome;
  2. Que conversem entre si em alguma cena;
  3. O assunto da conversa não envolve homens.

Essas regras originaram o chamado Teste de Bechdel. E, hoje, existe um site comunitário que visa catalogar os filmes que se enquadram ou não às diretrizes. É por meio dele, por exemplo, que é possível ver que Dragon Ball Super: Super Hero está aprovado, enquanto Elvis não.

Até o momento, foram registrados 9.630 títulos no site, que são separados de acordo com o ano de lançamento. O conteúdo está em inglês, mas é possível entendê-lo sem conhecer o idioma, uma vez que cada filme está marcado com verde (aprovado pelo Teste de Bechdel) ou vermelho (desaprovado). Caso queira contribuir com a listagem, clique aqui.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga