Lançado em outubro deste ano, o Motorola Moto X4 tem design inovador: metal luminoso nas cores preto e topázio. O valor sugerido do aparelho é de R$ 1.700 e o smartphone – muito bonito, por sinal – tem como ponto alto a câmera frontal, com 16MP.
O 33Giga testou o aparelho na cor topázio. O visual do produto pode encher os olhos de quem escolhe um eletrônico pela sua beleza. Ele tem, por exemplo, tonalidade que foge do padrão geralmente lançado pelas fabricantes (branco, prata e preto). Entretanto, uma capa protetora pode vir a calhar para aqueles usuários mais cuidadosos, pois o acabamento lustroso é propício a riscos.
O Moto X4 segue com câmera em relevo na parte traseira do celular, característica também presente no Moto Z, por exemplo. Dentro do quesito hardware, um fator que tem sido característica dos aparelhos da marca, como no Moto G5 e também presente no Moto X4, é a maciez do touchscreen, algo que agrada logo de cara. A Motorola também informa que o smatphone é resistente a respingos d’água e poeira
Raio-X
Nome: Motorola Motox4 Sistema operacional: Android 7.1.1 Tela: 5,2 polegadas Armazenamento: 32 GB Memória RAM: 3 GB Processador: Processador Qualcomm Snapdragon 630 Octa-core de 2.2 GHZ Câmeras: 16 Mpixel (frontal), 12 Mpixel (traseira princpal) e 8 Mpixel (grande angular) Dimensões: 14,83 x 7,3 x 8 cm Peso: 163 g O que anima: câmera frontal de 16 megapixels; design sofisticado O que decepciona: preço, se comparado com outros aparelhos da marca; demora para carregar; perda de qualidade na câmera com lente grande angular Preço sugerido: R$ 1.699 Site oficial: https://goo.gl/UrSFKH
Um dos pontos de destaque do aparelho é o conjunto fotográfico. São três câmeras, uma frontal de 16MP e outras duas traseiras, de 12MP e 8MP. Assim como a Asus (com o Zenfone4), a Motorola trouxe no smarthphone uma lente grande angular. As fotos tiradas com a câmera de 8MP conseguem captar imagens em largura maior. Contudo, é preciso considerar que ela perde qualidade em comparação com a lente de 12MP.
Já a câmera frontal traz uma boa qualidade para as fotos, em nitidez e cores. Essa lente também conta com flash, o que possibilita selfies mesmo em ambientes com baixa luminosidade. Para as três câmeras, há recursos de modo profissional, em que é possível personalizar luminosidade, velocidade de captura de imagens, foco, desfoco e cores em destaque.
Outro recurso que pode divertir os usuários são animações. Ao todo, são 10 máscaras que aparecem no rosto e cabeça de quem estiver em frente à câmera. São funções similares as já existentes em redes sociais, como Instagram e Facebook. Além disso, o celular possui um software de inteligência que reconhece objetos e possibilita uma busca do item no Google.
Desempenho
O Moto X4 vem com 3GB de memória RAM. Essa configuração faz com que ele funcione mesmo com aplicativos mais pesados. Durantes os testes, funções simultâneas foram executadas, como navegar por redes sociais e instalar aplicativos, e o aparelho não deixou a desejar. O mesmo aconteceu com jogos como Need for Speed e Injustice. Entre ligar, executar e sair do aplicativo, o smartphone funcionou muito bem.
No quesito bateria, o X4 não vai te deixar na mão por umas 12h de uso. Contudo, o carregamento total do smartphone na tomada demora cerca de 1h15min. A Motorola informa que há o carregador TurboPower, mas que é vendido separado do celular.
Confira algumas fotos feitas com o smartphone:
Abaixo, veja o álbum completo dos eletrônicos já testados pelo 33Giga:
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.
Motorola Moto X4. O teste completo você vê em https://goo.gl/FgKaRd.