Negócios
5 tendências para o varejo online em 2024
- Créditos/Foto:https://depositphotos.com/br/in
- 23/Janeiro/2024
- Da Redação, com assessoria
Em 2023, as pequenas e médias empresas comprovaram que o varejo online conquistou ainda mais espaço na escolha de compra dos consumidores. O faturamento chegou a R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022. Para garantir uma fatia desse mercado neste ano, os empreendedores devem ficar de olho nas tendências do comércio digital. Por isso, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop – selecionou cinco ferramentas e estratégias para o varejo online em 2024.
“O varejo online tem muitas possibilidades de crescimento e, assim como todo universo da tecnologia, muda constantemente. O empreendedor precisa estar atento a essas alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que esteja em linha com seus objetivos e plano de negócio para este ano”, comenta Babi.
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Confira as tendências para o varejo online em 2024 selecionadas pela especialista:
1. Vídeos na própria loja virtual
Já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e permitir a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.
2. Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)
O aumento da adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para aprimorar a experiência de compras online são tendências no momento. “Apesar de já vistas em 2023, essas tecnologias têm muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.”
3. Maior uso de Inteligência Artificial (IA)
Para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para quem deseja se destacar nas vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.
4. Expansão do Social Commerce
As vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240% somente em 2023. “A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão. Os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes”, diz Babi.
5. Novos métodos de pagamento
O surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações online mais seguras e convenientes.
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