Tem até 24 anos? Cuidado! Você é o alvo perfeito para hackers Tem até 24 anos? Cuidado! Você é o alvo perfeito para hackers

No último ano, mais de um quarto dos jovens internautas perdeu um dispositivo (17%) ou teve o celular roubado (13%), e um terço deles não conseguiu mais acessar suas contas online ou teve a privacidade de seus dados violada após o ocorrido. De acordo com a pesquisa da Kaspersky Lab e da B2B International, esses jovens têm até 24 anos e são os alvos perfeitos para hackers.

Na média, um em cada sete usuários (14%) teve seu dispositivo perdido ou roubado nos últimos 12 meses. Entre os jovens de 16 e 24 anos, este índice sobe para 26%. Na mesma faixa etária, 83% afirmaram ter sofrido consequências negativas pela perda do celular, resultado um pouco superior à média geral (77%).

Entre as consequências, um terço (32%) tiveram suas contas online invadidas (a média foi de 27%), 25% perderam definitivamente suas imagens e vídeos pessoais e 24% tiveram suas informações pessoais e sigilosas vazadas.

No total, um quinto dos usuários sofreram punições no trabalho, pois o dispositivo perdido ou roubado continha dados corporativos (22%). Além disso, 21% notaram que as informações financeiras armazenadas no dispositivo foram usadas impropriamente.

Quanto às medidas de proteção após a perda ou roubo do dispositivo, 40% das pessoas solicitaram o bloqueio do celular à operadora ou comunicaram o incidente à polícia. A pesquisa apontou também que apenas 29% limparam o dispositivo remotamente ou tentaram encontrá-lo usando um software de localização (15%).

Menu