Apps & Software
Assistente virtual de cozinha recomenda receitas com ingredientes que usuário tem em casa
- Créditos/Foto:Divulgação/Mercado Diferente
- 30/Julho/2024
- Bianca Bellucci, com assessoria
Com o objetivo de inovar a forma com que o público interage, se relaciona e compra alimentos, a Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos saudáveis, lança seu novo assistente virtual intitulado Tedi. Fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão, a tecnologia está disponível para qualquer pessoa – cliente ou não da startup – diretamente no WhatsApp.
Neste primeiro momento, a ferramenta proprietária atua como um assistente de cozinha para os usuários, contribuindo com informações relevantes dos alimentos selecionados, como melhor opção de armazenamento, dados nutricionais e possíveis composições de receitas.
Com base em modelos de inteligência artificial, a solução é ativada a partir de comandos simplificados, que podem ser dados via mensagem de texto, áudio ou até mesmo fotografias. Para quem é cliente da Mercado Diferente, o Tedi também oferece funcionalidades especiais, dentre elas, a possibilidade de gerenciamento e o auxílio com a personalização da assinatura.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Ideia é ser diferente e inteligente
A partir de agosto, o assistente também permitirá a realização de compras diretamente pela plataforma de mensagens. A ideia é que a ferramenta simplifique e torne toda a cadeia de suprimentos mais eficiente, transformando a maneira como os clientes adquirem alimentos, estabelecendo-se como um supermercado mais inteligente.
“Nosso objetivo com o Tedi é remover todas fricções e potencializar ainda mais o uso de aplicativos de compra, que já caíram no gosto popular. Agora, por meio de um simples comando de voz diretamente no WhatsApp, será possível criar uma lista de compras em apenas cinco minutos, realizar o pagamento diretamente pela plataforma e receber os produtos em casa, evitando filas e trânsito. Acreditamos que o futuro do supermercado é você não ter que pensar para fazer a sua compra”, detalha o CEO e cofundador da Mercado Diferente, Eduardo Petrelli.
Outro fator determinante para o desenvolvimento da solução é a mitigação do desperdício. Segundo o cofundador e CTO da startup, Paulo Monçores, o uso do assistente no dia a dia permitirá compras mais assertivas, além de contribuir para um consumo mais consciente dos alimentos.
“Os players hoje praticamente encerram a sua relação com o cliente após a entrega dos produtos. Queremos ir além, oferecendo tanto a comodidade de formalizar aquisições pelo celular, quanto um assistente que dê sugestões com as melhores formas de consumo no pós-compra. Isso porque 20% de tudo que compramos acaba no lixo. A ideia é contar com um copiloto que indique o melhor caminho para minimizar este número a zero”, explica.
Segurança de dados
Para tirar o projeto do papel, a Mercado Diferente firmou uma parceria com a Blip, empresa especializada em criar soluções voltadas para o WhatsApp. Por meio do trabalho em conjunto, a empresa garante que o Tedi conte com todo o aparato de segurança da própria plataforma de mensagens, que utiliza criptografia para evitar riscos de vazamentos e assegura a conformidade com a LGPD.
“A integração do nosso assistente ao WhatsApp, uma ferramenta robusta e confiável, nos garante tranquilidade para utilizar no nosso serviço o mesmo nível de segurança oferecido pelo servidor oficial da plataforma”, adiciona Petrelli.
Tedi contra o desperdício
Um terço da produção global de alimentos, equivalente a mais de 1 bilhão de refeições por dia, é jogado fora, enquanto 800 milhões de pessoas sofrem com a fome. Essa realidade alarmante, revelada em um relatório recente da ONU, aponta para um sistema alimentar falho e desigual.
O desperdício acontece em todas as etapas da cadeia, desde a produção até o consumo, com perdas significativas tanto nas casas quanto nos estabelecimentos comerciais. Isso reforça a urgência em repensar os hábitos alimentares e buscar soluções para combater esse paradoxo: fome e desperdício coexistindo em um mundo com recursos finitos.
Com a nova tecnologia, a Mercado Diferente reforça o propósito de ajudar no combate ao desperdício de alimentos, uma vez que o Tedi visa otimizar o uso dos ingredientes de casa e também as compras nos supermercados. “Seguimos em busca de maneira para mudar esse jogo e o Tedi é mais uma ferramenta para empoderar e estimular as pessoas a entrarem nesse movimento de evitar o desperdício de alimentos”, finaliza Petrelli.