33Giga Tecnologia para pessoas

Notícias

Tecnologia sustentável brasileira transforma resíduos sólidos em energia

  • Créditos/Foto: VisualHunt
  • 09/Junho/2016
  • Da Redação, com assessoria

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, chama-se a atenção para um assunto de extrema necessidade nos dias de hoje: a discussão em torno da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Hoje, um dos grandes problemas a dúvida sobre como dar fim no lixo de forma segura e não poluente, por conta disso, projetos que promovem o equilíbrio ambiental têm ganhado cada vez mais reconhecimento e importância.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Em prol da conversação dos recursos da terra, a Solum Ambiental desenvolveu uma solução eficaz, definitiva e sustentável para dar fim aos resíduos sólidos com respeito ao meio ambiente. O sistema foi apresentado na 18ª Semana do Meio Ambiente, que acontece em São Paulo. Na prática, ela é um meio economicamente viável e inofensivo que faz o processamento e co-geração de energia por meio de resíduos urbanos, industriais e hospitalares.

O carro-chefe da solução é a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), conhecida como Vorax DuoTherm. Equipada com uma tecnologia capaz de transformar qualquer material sólido em partículas vítreas, óleos e gases, ela funciona a base de energia gerada pelos próprios resíduos. O projeto conseguiu a primeira patente verde brasileira –  programa do Instituto Nacional de Propriedade Industrial que acelera o exame de pedidos de patentes relacionados às tecnologias voltadas ao meio ambiente – em nove meses.

A “18ª Semana do Meio Ambiente”, que tem como tema Sustentabilidade e inovação: um novo olhar para o futuro, vai até 9 de junho (quinta-feira), na capital paulista. O evento reúne especialistas do setor para debater questões como produção e consumo sustentáveis, tecnologia, economia e visões para o futuro.