Negócios
Tang Yu: inteligência artificial é CEO de empresa na China
- Créditos/Foto:Divulgação/NetDragon
- 07/Junho/2024
- Bianca Bellucci
Em agosto de 2022, a desenvolvedora de games NetDragon, com sede em Fuzhou, no sul da China, anunciou a demissão de seu CEO e a nomeação de Tang Yu para ocupar o cargo. O que parece uma substituição comum, no entanto, trata-se de uma revolução. Isso porque Tang Yu é uma inteligência artificial.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
As funções de Tang Yu são semelhantes às de um CEO real, como avaliar estratégias, gerenciar equipes e oferecer suporte na execução de tarefas. Mas ela faz tudo puramente baseada em dados. Com isso, a ideia é eliminar o viés humano e as preferências pessoais nas decisões corporativas.
Para recomendações mais assertivas, a inteligência artificial passa por treinamento constante, que leva em consideração o posicionamento de grandes líderes chineses e ocidentais. No último grupo, destacam-se nomes como Tim Cook (Apple), Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (Tesla, X) e Satya Nadella (Microsoft).
Desde o anúncio de Tang Yu, a NetDragon tem presenciado uma repercussão positiva. As ações negociadas na bolsa de Hong Kong, por exemplo, subiram 10% nos quatro dias seguintes à nomeação da IA. Esse movimento elevou o valor de mercado da empresa para mais de US$ 1 bilhão, evidenciando a confiança dos investidores na estratégia.
Fundada em 1999, a NetDragon é famosa por ter desenvolvido jogos como Eudemons Online, Heroes Evolved e Conquer Online. Também criou o primeiro portal de jogos online da China, o 17173.com.