Games
Saiba como escolher o tamanho certo de monitor para jogar
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 05/Novembro/2024
- Bianca Bellucci, com assessoria
Ter um bom setup para jogos, como placa de vídeo, memória RAM e capacidade de processamento são importantes para uma vitória. Ter um monitor ideal não foge à regra. Até porque muitos jogadores podem estar apostando nos modelos e tamanhos errados. É o que aponta a ViewSonic.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Um exemplo nesse contexto é a busca por grandes monitores desenvolvidos para gaming, com mais de 30 polegadas. Apesar de proporcionarem uma experiência imersiva única para o jogo, quando se trata de competitividade com alguns jogos, pode ser um tiro no pé. Isso porque a visão periférica do jogador é um dos elementos mais importantes para ver o oponente antes de ser surpreendido, e se você tiver que mover a cabeça e os olhos, além do cansaço visual, vai te tirar alguns preciosos milissegundos de atenção.
Isso sem contar que o cuidado com a saúde é um ponto importante na escolha certa do tamanho. Monitores muito grandes e próximos podem forçar movimentos intensos com o ombro e o pescoço, que precisa acompanhar a ação de um lado ao outro da tela. Já monitores menores e mais distantes, podem forçar a nossa visão para poder enxergar os detalhes.
Então, qual o tamanho certo de monitor para jogar?
O olho humano tem um campo de visão (FOV) horizontal de até 180 graus – embora os detalhes só possam ser melhor distinguidos em uma área de até 60 graus na visão. Por isso, é ideal que toda a tela do monitor esteja dentro desse ângulo, para que o jogador tenha total controle da tela sem ter que mover a cabeça ou os olhos de um lado ao outro.
Uma das formas populares para medir a distância ideal para que a tela fique neste campo é a Regra da Diagonal, em que a distância ideal entre o olho e a tela é equivalente à medida diagonal do display, ou seja, a medida entre os cantos inferior esquerdo e superior direito. Por exemplo, se sua tela de 27 polegadas possui comprimento diagonal de 68 cm, essa seria a mesma distância em que você deve ficar do monitor para ver bem toda a tela.
É válido destacar, porém, que existem outros fatores que impactam na experiência visual, como taxa de atualização, resolução da imagem, espaço físico do ambiente e da mesa e, sem dúvida, o estilo de jogo.
Um propósito para cada tamanho
- Telas menores: até 23 polegadas
Os monitores mais compactos não costumam ser uma faixa para competidores profissionais, que preferem modelos a partir de 24 polegadas, mas são ideais para jogadores que possuem espaços menores ou que querem mobilidade para jogar em viagens. Esses aparelhos podem ser facilmente transportados e montados para conectar com console, por exemplo.
O ideal é que jogadores nessa faixa fiquem a uma distância de 50 a 60 cm da tela. Para ter uma boa jogabilidade a essa distância e sem sacrificar as boas taxas de atualização, geralmente esses monitores possuem uma resolução Full HD (1920×1080).
Os jogos mais indicados para esse tipo de monitor incluem os de ritmo, plataforma, corrida e luta de forma competitiva ou podendo usar para FPS fora do círculo profissional.
- Telas médias: de 24 a 26 polegadas
Os monitores médios para gaming são também os mais populares no mercado, segundo a ViewSonic. Modelos a partir desta faixa oferecem melhor equilíbrio de nitidez e conforto para os olhos com gaming, com uma distância ideal que costuma variar de 60 a 80 cm.
Os jogadores que apostam nesses monitores podem ter uma boa vantagem em jogos competitivos online, como FPS, em que monitores de 24 a 25 polegadas são os mais populares em campeonatos. A maioria nessa faixa possui uma boa entrega de resolução para as altas taxas de atualização, ao mesmo tempo em que conta com tamanho ideal para a maior parte dos espaços e setups de gaming.
Essa visão completa da tela é especialmente importante para jogos de FPS e TPS, que são games de tiro em terceira pessoa, comum com o estilo Battle Royale. Monitores desse tamanho também oferecem uma experiência mais imersiva e sem perder a competitividade, ideal também para títulos mais rápidos de ação, corrida e esportes.
- Telas maiores: de 27 a 32 polegadas
Os monitores considerados grandes podem ser encontrados em modelos de até 32 polegadas ou acima disto, com alguns poucos aparelhos específicos ou caso o jogador use telas de televisão e projetores.
Os modelos de 27 polegadas são mais populares e procurados por jogadores casuais, que querem aliar boas taxas de atualização com a melhor resolução, podendo variar entre diferentes estilos e tipos de jogos, e conectando diversos consoles. Pela alta disponibilidade de modelos de alta resolução, como 1440p ou 4K, essas telas são consideradas as mais imersivas para games, trazendo explosões de cores e luzes para aqueles que querem observar cada detalhe dos gráficos.
Os gêneros de puzzle, estratégia em tempo real, simuladores, fantasia, e role-playing, como os MMORPGs, são jogos que despontam em grandes telas e oferecem essa experiência mais imersiva. Agora, se o seu objetivo é game rápido e competitivo, o melhor é se manter nas telas médias.
Acima de 32 polegadas, a busca é principalmente para experiências imersivas em jogos cinemáticos, como Cyber Punk, Elden Ring e Ghost of Tsushima. Essas telas oferecem bastante claridade e visuais definidos. Para que o jogador tenha mais conforto com as telas maiores, é necessário ter espaço amplo de jogo e não se importar em sentar mais longe. A distância ideal é de 80 a 100 cm para telas de 32 polegadas.
Cuidados com a ergonomia e a fadiga visual
Ao escolher o tamanho certo de monitor para jogar, considere que também está cuidando da saúde. Afinal, se você estiver a uma distância saudável do display, em um ambiente bem iluminado e considerando se é um jogo que exige movimentos bruscos ou não da cabeça, é a sua saúde que está em jogo.
Quando o assunto é ergonomia, é necessário considerar o tamanho da tela e, portanto, a distância em que ela deve ficar usando a Regra da Diagonal. Telas maiores e muito próximas vão exigir movimentos constantes do pescoço, especialmente em jogos de ação rápida. Com o tempo, os músculos podem tensionar e causar dores e até dificuldade de movimentação. Outro fator importante nessa equação é pensar em monitores que possam ser ajustados para ter a altura, rotação e inclinação ideais em cada situação.
Uma dica é se certificar que o monitor se ajuste facilmente para que isso possa ser feito em toda mudança de local e postura. Se possível, mantenha a parte superior da tela nivelada com a altura dos olhos ou ligeiramente abaixo, para que a postura se mantenha mais relaxada.
Outra questão importante para as longas maratonas de jogos é o cuidado com o brilho emitido pela tela. Já é conhecido que as pessoas piscam menos quando jogam com a exposição de luz azul, e que os olhos tendem a ficar mais secos e irritados por conta disso. Incômodos como este são conhecidos como Síndrome da Visão do Computador (CVS), que afeta até 90% dos indivíduos.
Além de ficar a uma distância ideal para o tamanho da tela e manter o ambiente bem iluminado para diminuir o impacto do brilho, busque fazer pausas regulares para relaxar os olhos e os mantenha bem umedecidos. Durante esse período, use a regra 20-20-20, fazendo pausas de pelo menos 20 segundos a cada 20 minutos. Durante a pausa, olhe para algo a 6 metros (20 pés) de distância para ajudar os olhos na refocalização.