33Giga Tecnologia para pessoas

Streaming

Superstição: youtubers revelam simpatias para fazer sucesso

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 17/Julho/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

No mundo da criação de conteúdo, o sucesso muitas vezes é uma mistura de talento, estratégia e superstição. Essa foi a descoberta durante as conversas do Podcast do YouTube com os youtubers convidados, que compartilharam quais crendices faziam no começo dos seus canais ou, ainda, seguem fazendo mesmo hoje já consolidados. Apesar de curioso, os criadores revelaram ter superstições que acreditam não só melhorar o desempenho dos vídeos, como também contribuir para que não haja resultados abaixo do esperado.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Onde, quando e como fazer o upload do vídeo

Para Enaldinho, criador com mais de 35 milhões de inscritos e uma história de 10 anos na plataforma, subir um vídeo no YouTube tinha que ser feito de um jeito muito específico nos primeiros anos do canal. Além de não programar vídeos para irem ao ar automaticamente, ele só fazia o upload dos conteúdos utilizando um computador, já que, para ele, o processo não poderia ser realizado em outro dispositivo, como smartphone ou tablet. Conforme sua agenda ficou mais apertada e o número de compromissos aumentou, ele começou a rever suas manias.

Mas o que acontece se você é criador de conteúdo e está em uma viagem fora do País? Para o Guilherme Flazoeiro, carioca que acompanha todos os jogos do Flamengo e responsável pelo maior canal de um torcedor no Brasil, com mais de 2 milhões de inscritos, não existe a opção do vídeo ser postado de qualquer lugar que não seja do Brasil.

Ao contrário do Enaldinho, Guilherme continua com suas manias e vai um pouco mais longe ao explicar que os vídeos diários são publicados apenas utilizando aparelhos celulares específicos. Se ele estiver em outro país cobrindo os jogos ou treinos do Flamengo, o smartphone fica no Brasil e alguém da equipe faz o upload na hora estipulada, já que Flazoeiro também não programa a publicação de vídeos no canal.

O dispositivo utilizado para fazer o upload parece ser um denominador comum entre os criadores de conteúdo, no entanto, qual aparelho a ser utilizado, não. Flazoeiro menciona o smartphone, enquanto Enaldinho e Foquinha, jornalista e apresentadora com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube, preferem o computador. Foquinha ainda brinca dizendo que é uma coisa meio de senhora, mas que prefere finalizar o vídeo e fazer o upload do computador.

O que realmente funciona?

Tradicionalmente, as superstições são relacionadas ao azar e à sorte. Apesar das diferentes origens, superstições como quebrar um espelho ou passar debaixo de uma escada são vistos como ações que trazem azar; enquanto insetos como a joaninha e o louva-a-deus, ou fazer pedidos quando se veem estrelas cadentes e jogar moedas em fontes, são vistos como portadores de boa sorte. E no YouTube? Qual a verdade por trás dessas simpatias?

Criado há mais de 16 anos, o YouTube vem aperfeiçoando constantemente a plataforma e criando novas ferramentas para facilitar a usabilidade e o dia a dia dos criadores de conteúdo e dos usuários. Ferramentas como programar um vídeo ou o local de onde é realizado o upload, não interferem no alcance e entrega do conteúdo.

O Podcast do YouTube convidou criadores de conteúdo para contarem suas histórias e curiosidades em uma conversa informal, mostrando o que assistem dentro da plataforma e estratégias que usam. As conversas na íntegra com Enaldinho, Flazoeiro, Dragbox, Foquinha e WebTVBrasileira estão disponíveis no canal do YouTube Brasil.