Espaço
Superlua do Esturjão: entenda o fenômeno que ocorrerá nesta noite
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 01/Agosto/2023
- Bianca Bellucci
Na noite de hoje (1º), os brasileiros poderão observar um fenômeno astronômico batizado popularmente de Superlua do Esturjão. Ele ocorre quando a Lua entra na fase cheia e também em seu perigeu – quando está mais próxima à Terra. Na prática, é quando o satélite natural parece até 15% maior e 30% mais brilhante do que o usual.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies
Como assistir ao fenômeno
Para observar a Superlua do Esturjão não é preciso qualquer instrumento, mas quem tiver um binóculo ou telescópio pode enxergar maiores detalhes do satélite. Aqui, é importante olhar na direção leste e acompanhar o nascimento da Lua. Hoje (1º), esse momento deve ocorrer por volta das 17h40 (horário de Brasília). Também será possível observar o fenômeno na quarta-feira (2) e quinta-feira (3). Vale destacar que, quanto mais límpido estiver o céu, melhor será para assistir ao evento.
Por que Superlua do Esturjão?
Em antigas tradições, a Lua em sua fase cheia costumava ser relacionada a significados culturais e místicos – que não têm qualquer embasamento astronômico. Povos nativos norte-americanos, por exemplo, batizavam cada uma delas em homenagem a estações do ano, plantas e animais.
No caso da Superlua do Esturjão, o nome é referência ao peixe esturjão. Nessa época do ano ele é encontrado em grande quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte – um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga