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Como organizar sorteios no Instagram?

Atualmente, qualquer marca ou empresa que deseja alcançar uma maior visibilidade e conquistar novos clientes nas redes sociais acaba optando por realizar sorteios no Instagram, oferecendo os seus produtos ou serviços. E, muitas vezes, até mesmo em parceria com outras empresas, mas é preciso entender que essa prática, como tem sido feita, é proibida por lei.

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Sim, segundo a lei nº 5.768 de 1971 determina que: “nenhuma pessoa física ou jurídica poderá distribuir ou prometer distribuir prêmios mediante sorteios, vale-brinde, concursos ou operações assemelhadas, fora dos casos e condições previstas nesta lei”. O que quer dizer que é preciso ter conhecimento das regras para que seja possível realizar sorteios no Instagram e promover sua marca de maneira segura e confiável.

Veja como organizar e colocar em prática sorteios no Instagram da sua empresa.

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Esteja em dia com a Previdência Social

Para deixar bem claro essa parte importante na realização de sorteios no Instagram, é preciso frisar que qualquer pessoa jurídica pode realizar a ação, mas é preciso que esteja em dia com a Previdência Social e os impostos federais. Além de emitir um Certificado de Autorização da promoção comercial pelo Ministério da Economia.

É claro que os milhões de sorteios no Instagram quase nunca seguem essas diretrizes, mas optem sempre por realizar suas estratégias e campanhas de maneira legal e dentro da lei.

Defina o objetivo do sorteio

Depois de realizar a parte burocrática de sorteios no Instagram é hora de definir suas metas e objetivos, justamente porque com a realização de um sorteio as vantagens são inúmeras, desde maior engajamento até a conquista de novos clientes e oportunidades de negócios.

Sendo assim, é fundamental determinar o que se deseja alcançar com esse tipo de ação: maior notoriedade? Melhorar o relacionamento entre seus clientes? Vender mais? Maior tráfego no seu site?

Escolha o prêmio ideal para os seus seguidores

Não há como um sorteio ter sucesso em seus objetivos se o prêmio escolhido pela empresa não for atraente para seus seguidores e potenciais clientes. Por isso, é fundamental entender e conhecer os gostos e interesses do seu público-alvo para que consiga escolher um prêmio que seja atrativo e interessante o suficiente e que tenha total afinidade com a área de atuação da empresa, é claro.

Deixe as regras claras e fáceis de serem seguidas

Um grande motivo para que seu sorteio fracasse nas redes sociais e não atinja a meta desejada é, sem dúvida alguma, encher de regras e muitas etapas:

Curtir o post, seguir o perfil e marcar 2 amigos, por exemplo, já são regras bem claras e rápidas para serem seguidas.

Capriche no post

Nessa etapa do planejamento de sorteios no Instagram, é essencial investir no visual do post, muitos possíveis novos clientes terão o primeiro contato com a sua marca por meio do post do sorteio e, portanto, a primeira impressão deve ser a melhor possível. Nas redes sociais, a imagem conta bastante e muitas vezes é determinante para o sucesso de suas ações.

O apelo visual e toda a imagem da sua campanha deve ser feita juntamente com a equipe de design e marketing. Não subestime o poder de uma boa imagem!

Utilize um aplicativo para o sorteio

Realizar o sorteio de maneira transparente e confiável é regra básica para transmitir segurança e idoneidade para seus seguidores. E no mercado, hoje em dia, há diversos aplicativos que ajudam nesse momento, tornando tudo mais automático e prático de ser realizado, algumas boas opções são: sorteiogram; sorteio.com; sorteador, entre outros.

Divulgue o resultado de sorteios no Instagram

Assim, como na etapa de produzir um post bonito para divulgar e anunciar o sorteio, o mesmo deve ser feito na divulgação do resultado com o ganhador ou ganhadores. É extremamente vital que a empresa se mostre a mais transparente e clara possível nesse momento. Deixando bem explícito o resultado para os seus seguidores.

Embora pareça que um simples sorteio no Instagram da sua empresa seja fácil de realizar, seguir esse passo a passo é essencial para investir no seu negócio de maneira consistente e de modo eficiente. Sempre visando os melhores resultados e performance para sua estratégia ser bem sucedida.