Tags

Apps & Software

Esqueça o Google: site de buscas planta árvores enquanto você pesquisa na internet

Créditos: Photo via Visual Hunt
10 maio, 2017
Sérgio Vinícius

O site de buscas Ecosia permite que usuários de internet plantem árvores enquanto fazem buscas na web. E a pessoa não precisa fazer nada – ou quase nada – de especial: basta usar a página de pesquisa e isso gera o reflorestamento do planeta.

Pode parecer algo meio mandrake, mas a coisa toda funciona de forma bem simples. Enquanto se pesquisa no buscador, anúncios de terceiros são exibidos e geram receita para a Ecosia. Desse dinheiro que entra na conta do site, 80% é destinado ao replantio de árvores.

Leia Mais
Nova versão do navegador Opera oferece suporte nativo a WhatsApp e a Facebook Messenger
Navegador Vivaldi agora permite controlar iluminação do ambiente e tem modo leitura
Browser Orfox permite navegação 100% segura e invisível no Android

Até o fechamento desta reportagem, de acordo com o Ecosia, mais de 7 milhões de árvores já haviam sido semeadas por meio do site de buscas. A reportagem do 33Giga contribuiu com 18, plantadas em locais como Burkina Faso, Madagascar e Peru – essas, e outras informações sobre o projeto, ficam disponíveis na página inicial do internauta, em um ícone no canto superior direito.

São 5,5 milhões de usuários ao redor do planeta que, com suas buscas, renderam cerca de 4 milhões de euros para o projeto. Por meio do Ecosia, árvores são plantadas de 3 em 3 segundos e cada uma delas sai por 0,27 euro.

Bing
A máquina de buscas que o Ecosia usa para seu projeto ambiental é o Bing, da Microsoft. Durante os testes do 33Giga, a ferramenta de mostrou extremamente cumpridora depois de ser configurada para apresentar resultados para o Brasil. Funciona como um sistema de buscas qualquer (mostrando resultados da web, notícias, mapas, imagens, vídeos e outros) depois que o usuário digita o que deseja e dá Enter (ou OK ou Pesquisar).

Interface do Ecosia – Site informa quantas árvores você já ajudou a plantar
Interface do Ecosia – Site informa quantas árvores você já ajudou a plantar

Em mais de um mês de uso (e daqui por diante), o Ecosia se tornou o principal buscador da equipe de reportagem – isso foi facilitado porque o navegador Vivaldi adicionou o site entre suas ferramentas de pesquisa.

Quando comparado com o Google, o Ecosia é tão bom quanto o gigante das buscas em mostrar os resultados por relevância em sua página inicial. Ele fica atrás, por milímetros, ao retornar reportagens recentes no Brasil na interface principal – não são tão relevantes como as do concorrente (em News, tudo surge corretamente). Outro ponto negativo é não ter interface em português.

Os pontos positivos deixam o Google no chinelo. Além de retornar imagens com melhor relevância e vídeos que vão bem além dos do YouTube (o conteúdo da Globo, por exemplo), ele planta árvores enquanto você fica na rede. (Só isso, já valeria a pena mesmo que ele tivesse o sistema do Cadê? embutido.)

Para começar a usar o Ecosia, via navegador no computador, basta clicar aqui. Há também extensão para Chrome, Opera e outros browsers baseados no Chromiun (aqui) e para Firefox e derivados (aqui). Ele pode ser encontrado na lojinha da Microsoft (aqui) e há versões para Android (app está aqui) e iPhone (aqui) .

Abaixo, você confere como ele funciona.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.