Carros & Mobilidade
Sistema de freio do veículo deve ser avaliado na revisão de férias
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 27/Dezembro/2022
- Da Redação, com assessoria
Com o fim de ano chegando, muitas pessoas aproveitam para pegar a estrada em busca do merecido descanso e lazer. Para garantir que não ocorram imprevistos, como uma parada inesperada do veículo, e também para evitar acidentes, é fundamental não se esquecer de fazer a manutenção preventiva automotiva. Um dos componentes que deve ser checado, periodicamente, é o sistema de freio, já que, inclusive, faz parte dos itens relacionados à segurança no trânsito.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
A Jurid do Brasil destaca a pastilha entre as peças que compõem o sistema de freios, item que merece atenção especial na hora da revisão já que, geralmente, sofre desgaste mais rápido que os outros componentes. No caso do sensor eletrônico acende uma luz no painel e o sensor mecânico gera ruído, indicando, assim, a necessidade de troca da peça.
Para detectar que as pastilhas de freio podem estar comprometidas há alguns sinais. Entre eles, ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo. A espessura mínima do disco de freio também deve ser avaliada e respeitada de acordo com o especificado pelo modelo do veículo. “Pastilha com desgaste excessivo danifica o disco de freio”, comenta Luciano Costa, Gerente Geral, lembrando que diversas pastilhas de freio contam com sensores eletrônico ou mecânico que avisam a hora exata da troca antes que outras peças do sistema de frenagem sejam comprometidas.
A recomendação é levar o carro a um mecânico de confiança, sempre que ocorrer alguma anormalidade, e também periodicamente, para fazer a manutenção preventiva, inspecionando o sistema de freio e outros componentes do veículo.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga