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Ford testa semáforos que "conversam" com carros; veja vídeo

  • Créditos/Foto:Divulgação / Ford
  • 05/Abril/2022
  • Da Redação

A Ford está testando na Europa tecnologia de semáforos conectados que pode dar sinal verde, automaticamente, para a passagem de ambulâncias, veículos de bombeiros e da polícia. Assista ao vídeo abaixo.

 

 

Além de agilizar o atendimento em situações de emergência e evitar acidentes quando esses veículos passam no sinal vermelho, salvando vidas, o sistema de semáforos conectados pode reduzir os congestionamentos. Ele informa aos veículos próximos o tempo de abertura e fechamento dos faroletes.

 

• Ford tests connected traffic light tech that could clear a path for ambulances, fire engines and police vehicles. LICENSE EXPIRES: In perpetuity. LICENSE BY: Alten GmbH. LICENSE SCOPE: A – Earned editorial, press releases, press kits, B – All non-broadcast digital and online media, D – All print media (newspaper, magazine etc). REGION: EU. COPYRIGHT AND IMAGE RIGHTS: This content is solely for editorial use and for providing individual users with information. Any storage in databases, or any distribution to third parties within the scope of commercial use, or for commercial use is permitted with written consent from Ford of Europe GmbH only.

O teste com semáforos conectados faz parte de um projeto mais amplo, que estuda a comunicação de veículos automatizados com a infraestrutura de rodovias, áreas urbanas e rurais, para melhorar a segurança e a experiência de direção.

A Ford testou a tecnologia de semáforos conectados em Aachen, na Alemanha, usando uma estrada com oito faróis consecutivos e dois trechos com três faroletes seguidos nos arredores da cidade, montados pelos parceiros do projeto.

O veículo de teste, um Ford Kuga híbrido, foi equipado com sistema de comunicação com a infraestrutura e um software protótipo. O modelo atua tanto como ambulância como veículo de passageiros, em diferentes cenários.

• Ford tests connected traffic light tech that could clear a path for ambulances, fire engines and police vehicles. LICENSE EXPIRES: In perpetuity. LICENSE BY: Alten GmbH. LICENSE SCOPE: A – Earned editorial, press releases, press kits, B – All non-broadcast digital and online media, D – All print media (newspaper, magazine etc). REGION: EU. COPYRIGHT AND IMAGE RIGHTS: This content is solely for editorial use and for providing individual users with information. Any storage in databases, or any distribution to third parties within the scope of commercial use, or for commercial use is permitted with written consent from Ford of Europe GmbH only.

Para simular um atendimento de emergência, o veículo solicitava aos semáforos conectados para acender a luz verde. Assim que o veículo passava pelos cruzamentos, os faróis voltavam ao funcionamento normal.

Nos testes de uso diário, o veículo recebia dos semáforos as informações sobre os tempos de sinal verde/vermelho e adaptava a sua velocidade por meio do piloto automático adaptativo.

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Quando o semáforo estava vermelho, o veículo reduzia a velocidade bem antes (de 50 km/h para 30 km/h, por exemplo) para chegar ao cruzamento com sinal verde. A tecnologia ajuda também a evitar frenagens bruscas e o tempo parado nos sinais, melhorando o fluxo do trânsito.

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A comunicação entre os veículos e semáforos é feita pela tecnologia C-V2X (comunicação do veículo-com-tudo pelo celular), plataforma unificada que conecta os veículos com a infraestrutura da estrada, outros veículos e usuários da via.

Os testes foram realizados de janeiro de 2020 até março deste ano, como parte do projeto Corredor da Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, financiado pelo governo federal alemão e apoiado pela Universidade de Aachen, pela Vodafone e pela cidade de Aachen.

“Em uma situação de emergência, a última coisa que alguém quer é que os socorristas fiquem parados esperando o sinal abrir”, diz Martin Sommer, engenheiro de pesquisa de Direção Automatizada da Ford Europa. “A troca de dados entre carros, veículos de emergência e semáforos em tempo real ajuda a salvar vidas e também reduz os tempos de parada e as emissões de CO2.”