Notícias
Saiba quais são as preferências dos consumidores de apps no Brasil
- Créditos/Foto: Visualhunt.com
- 27/Junho/2016
- Da Redação, com assessoria
Os aplicativos móveis estão cada vez mais presentes em cada tarefa e aspecto do dia a dia dos usuários de smartphones. Para descobrir qual o comportamento desse nicho, suas preferências e suas escolhas perante as várias opções, a Opinion Box se juntou a Mobile Time e lançou o panorama Uso de apps no Brasil. A terceira edição da pesquisa contou com 1.958 brasileiros que acessam a internet e possuem celular. A seguir, você confere alguns destaques da análise:
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
O que tem na tela do seu smartphone?
Com essa pergunta básica, a análise identificou os 20 aplicativos mais presentes nas home screens dos brasileiros. Quem conquistou a 1ª posição foi o WhatsApp, com presença em 78,3% das telas. Seguindo o app de mensagens está Facebook, que aparece em 65,2% dos aparelhos, e Instagram, em 33,8%. Facebook Messenger (25,4%) e YouTube (21,4%) completam o TOP 5.
WhatsApp, o favorito absoluto
Após citar seus aplicativos preferidos, os participantes da pesquisa tiveram que ser mais específicos e escolher apenas um app para ter em seu smartphone. Mais uma vez, a liderança absoluta é do WhatsApp, apontado por 48% dos entrevistados. O serviço de mensagens é seguido de longe pelo Facebook (9,6%). Google, Instagram, Banco do Brasil, YouTube, Itaú, Google Chrome, Gmail e Snapchat aparecem na sequência com menos de 2%.
Pagando por aplicativos
A quantidade de usuários de smartphones que já pagou por apps corresponde a 17,6% dos entrevistados. Os aplicativos pagos mais utilizados pelos participantes são os mais diversos possíveis, indo desde calculadoras até apps de karaokê. O mais citado entre os pagos foi o Facetune, programa voltado para a edição de fotos de rosto, que custa R$ 9,99 na Google Play. O mais caro da lista é a calculadora HP 12c, vendido por R$ 47,75.