Notícias
Robô oferece ajuda a passageiros perdidos em aeroporto japonês
A empresa de tecnologia Hitachi deu um novo passo rumo a era dos robôs. Agora, quem estiver perdido no aeroporto de Haneda, em Tóquio, poderá contar com a ajuda do simpático EMIEW3, um robô humanoide. A traquitana será capaz de dar informações sobre o local em inglês e japonês e ainda guiará os passageiros até seu destino final.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Os testes com o EMIEW3 iniciaram em setembro e vão até dezembro de 2016. A atuação do robô no aeroporto se dividirá em três etapas. Primeiro, ele saudará os turistas e, caso façam uma pergunta, ajudará fornecendo informações que ficarão expostas em um painel a seu lado. Na próxima fase, o mascote levará o passageiro até a tela e dará explicações necessárias. No estágio final, o próprio EMIEW3 conduzirá o turista até o local desejado.
Segundo informações oficiais, o aeroporto de Haneda foi escolhido por ser o local ideal para apresentar as tecnologias de ponta que o país está produzindo. Isso porque o estabelecimento é considerado como a “porta de entrada para o mundo”, já que é ponto de parada de passageiros vindos de vários lugares do Japão e do planeta.
O equipamento da Hitachi começou a ser produzido em 2005. O robozinho EMIEW3 se move de forma independente – inclusive, até se levanta sozinho – e tem o objetivo de, no futuro, dar suporte a clientes de diferentes espaços públicos, como shoppings e supermercados.