33Giga Tecnologia para pessoas

Ciência

Robô que serve chope é destaque em feira em São Paulo; veja em ação

A ABB Robótica marcou presença, na última semana, na terceira edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial. Em seu estande, a multinacional suíça-sueca mostrou que a automação robótica já está ao alcance de empresas de pequeno, médio e grande porte, com a flexibilidade para inúmeras aplicações.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Lançado recentemente pela empresa e exposto ao público pela primeira vez no Brasil, o Item Picker foi um dos destaques. Trata-se de uma solução inovadora que incorpora um robô de alta performance, um sistema de visão com um software próprio.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por meio de inteligência artificial, o Item Picker entende e se adapta aos mais variados produtos, sem a necessidade de cadastro prévio de modelos CAD, como nas soluções tradicionais. O sistema detecta e manipular itens que estão dispostos aleatoriamente, garantindo ao usuário final agilidade no processo de separação de produtos ou peças.

O sistema conta com leitores de códigos de barras estrategicamente montados para permitir a leitura e identificação para a correta destinação dos produtos de acordo com as necessidades dos nossos clientes e parceiros. O Item Picker pode atingir 1400 pegas por hora dependendo da distância e do tamanho da peça a ser manipulada e pode ser configurado com diferentes modelos de robô ABB.

GoFa CRB 15000

Já o robô colaborativo GoFa CRB 15000 exibiu toda sua versatilidade em uma aplicação de soldagem. Projetado para trabalhar com segurança ao lado de humanos e por ser muito fácil de instalar, programar e usar, o cobot vem ajudando as empresas a automatizar os processos.

No Brasil, por exemplo, o GoFa já está em funcionamento em empresas dos segmentos de eletrodomésticos e ferramentas portáteis, em aplicações diversas como inspeção, montagem e carregamento de máquinas, além de contribuir no segmento agro, plantando mudas de flores em um projeto desenvolvido em parceria com a Unicamp e a Bio Plugs.

YuMi serve chope

Outros robôs colaborativos da ABB estavam no estande da empresa, interagindo diretamente em aplicações divertidas com o público. O robô colaborativo YuMi dual-arm, por exemplo, assumiu o balcão do bar para tirar e servir chopp aos visitantes do estande.

Originalmente lançado em 2015 para ajudar os trabalhadores em tarefas leves de montagem, o cobot da ABB abriu caminho a uma série de aplicações em indústrias diversas. Já o YuMi single-arm irá desafiar os visitantes da feira na batalha de jogo da velha.

Veja o YuMi dual-arm em ação. 

 

“Os robôs colaborativos são uma tendência global. Por serem facilmente programáveis, eles podem ser ajustados para uma enorme variedade de tarefas e operações de diferentes tamanhos. Além disso, é possível instalá-los em espaços menores, já que não necessitam de barreiras ou grades de proteção, facilitando e incentivando sua interação com pessoas”, explica Nelson Kumagai, gerente de Robótica da área de General Industries da ABB no Brasil.

“Inclusive, a família de cobots da ABB está em expansão, em breve estarão disponíveis as novas versões do GoFa, com alcance e carga ainda maiores. Com versões de alcance de 1,27m e carga de 12kg e 1,52m e carga de 10kg, estas novas versões poderão expandir o uso da robótica colaborativa para mais aplicações, facilitando ainda mais o uso em outros setores da indústria,” complementa.

RobotStudio

Com a ajuda da realidade virtual, também será possível conhecer toda a versatilidade da ferramenta de programação e simulação offline mais popular do mundo para aplicações robóticas, o RobotStudio.

Com base na melhor tecnologia de controlador virtual da categoria, o pacote RobotStudio oferece total confiança de que o que se vê na tela corresponde à maneira como o robô se moverá na vida real. Permitindo que se construa, teste e refine a instalação do robô em um ambiente virtual, acelerando o tempo de comissionamento e a produtividade em grande escala.

Já aplicado pelo Brasil e mundo afora, recursos como realidade aumentada já estão sendo utilizados e são uma realidade. Por exemplo, na fábrica da Volvo em Curitiba, as equipes de engenharia adotaram o aplicativo para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração, com animação sobreposta para virtualizar e simular a operação do robô.

“Na nossa visão, as fábricas do futuro serão totalmente digitalizadas, com robôs trabalhando ao lado de pessoas e sistemas inteligentes. Os usos de big data e inteligência artificial, da robótica avançada, dispositivos de realidade aumentada, simulações em ambiente virtual, segurança cibernética e IoT permitirão a análise de enormes volumes de informações de forma integrada e segura para a tomada de decisões”, completa Kumagai.